PMA sensibiliza empresários e trabalhadores na luta contra o mosquito da dengue

Saúde
22/04/2008 11h34

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem ampliando as frentes de atuação na luta de combate à dengue. A mais nova parceria está dirigida a empresários e representantes de trabalhadores de empresas e indústrias da capital sergipana.

O ponta-pé inicial da parceria com esse setor foi organizado pela PMA, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Rede de Saúde do Trabalhador (Reast). O evento aconteceu no auditório do Complexo dos Centros integrados Cerest/Ceps da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A reunião contou com a participação de várias empresas, a exemplo da Pisolar, Casas das Tintas, Cosil, Torre e Habitacional. Ainda estavam presentes o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon). Da SMS estavam representantes da Saúde da Rede de Atenção Psicossocial (Reap), Coordenadoria de Gestão do Cuidado (Cogec), Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa) e do Núcleo de Comunicação da SMS. O público aplaudiu a participação lúdica e de prevenção e informação sobre a dengue e o mosquito Aedes aegypti do Grupo de Teatro da SMS, ´A Arte de Prevenir´.

Ações concretas

A coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, apresentou em slides a situação da dengue em Aracaju e os dados de notificações da doença. Ela detalhou todas as ações desenvolvidas pela PMA na melhoria e agilidade da assistência ao paciente com suspeita de dengue como o Plano de Contingência realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos hospitais municipais. Também foram divulgados a agenda da Forca Tarefa e as ações de prevenção e mobilizações das Unidades de Saúde com a participação de escolas.e lideranças comunitárias.

Saúde do Trabalhador

Durante o evento, a coordenadora do Reast, Tânia Cristina Prado Correia Figueiredo, e a assistente social do Cerest, Jane Curbane, explicaram os motivos dessa parceria com o setor empresarial. "O trabalhador está sujeito a dengue e o Cerest precisa portanto articular os atores empresários e trabalhadores para ajudarem a PMA para atuar nos ambientes de trabalhadores. Com a PMA, o Cerest vai disponibilizar material informativo, de educação e de prevenção", informou.

As técnicas também apresentaram as ações desenvolvidas pelo Reast e Cerest. "Procuramos nesse encontro divulgar o papel da Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador (Renast), por meio do Cerest, na prevenção de acidentes e agravos relacionados ao trabalho, promoção integral a saúde do trabalhador, em especial na Vigilância dos Ambientes de Trabalho", explicou Tânia Cristina Prado.