Combate à Dengue é tema de palestra no Creas Gonçalo Rollemberg Leite

Assistência Social e Cidadania
22/04/2008 14h38

A Prefeitura Municipal de Aracaju realizou na manhã de hoje, terça-feira, no auditório do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Gonçalo Rollemberg Leite, uma articulação local em prevenção e combate à Dengue. O principal objetivo do encontro foi integrar as gerações para debater a problemática da doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Quem esteve presente na ocasião foi a gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cardoso, Mércia Clarisse, e a assistente social da mesma unidade, Érica Machado. Para a assistente social, a principal importância é fazer um trabalho de promoção nas casas. "Nós fazemos um trabalho de promoção de saúde nas casas antes mesmo dos surtos, porém, nós detectamos que até mesmo por uma questão cultural as famílias não recebem muito bem a visita dos agentes de saúde, dificultando na prevenção. Por isso nós trabalhamos para desconstruir essa cultura a fim de melhorar a qualidade de vida da população", esclareceu Érica.

Já para a gerente da UBS, o trabalho tem sido de conscientização e ação conjunta. "Nossos agentes de saúde estão indo de porta em porta para fazer inspeção e detectar possíveis focos do mosquito da Dengue. Em contrapartida nós pedimos a colaboração da comunidade em geral para que sejam feitas as denúncias de terrenos baldios ou de locais que tenham suspeita de foco para que nós possamos realizar a limpeza destes locais, juntamente com a empresa municipais de Serviços Urbanos [Emsurb] e de Obras e Urbanização [Emurb] e demais órgãos responsáveis, evitando assim a proliferação do mosquito", declarou Mércia Clarice.

A comunidade aplaudiu a iniciativa do Creas e opinou a respeito da articulação. Dona Terezinha Nascimento, avó de Lucas, 11, e Lean, 9, ambos inseridos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), não poupou elogios. "Achei muito interessante esse momento de palestra, porque eu pude aprender novas maneiras de combater o mosquito, além disso, meus netos também aprenderam e poderão me ajudar no combate ao mosquito", comemorou dona Terezinha.

Para a jovem Micaely Ribeiro de Almeida, 16, inserida no Programa Jovem Cidadão, o momento foi de grande valia. "Eu gostei muito da palestra, porque foi um momento de reforçar tudo que a mídia tem falado sobre a doença, eu aprendi coisas novas e também relembrei algumas coisas importantes no combate a doença", destacou.

Foram debatidos diversos aspectos referentes ao combate ao mosquito e ao tratamento da doença, caso tenha sido detectado os sintomas. As palestrantes enfatizaram a importância da manutenção e do cuidado com os vasos de plantas, caixa d'água e outros recipientes que podem resguardar o mosquito. Além disso, explicaram também a importância de procurar a Unidade de Saúde caso ocorra o surgimento de sintomas como: febre alta, dor de cabeça, e dor no corpo, sintomas comuns ao vírus da Dengue como também evitar a automedicação.

A assistente social do Creas Gonçalo Rollemberg Leite, Ana Lúcia de Jesus Vieira, destacou a importância do evento. "A principal importância foi de integrar as políticas no território para atender de forma eficaz, eficiente e compartilhada a comunidade no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue", disse.