´Não deixe a gripe derrubar você: Vacine-se!´. É com esse slogan que a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) mobiliza a população para a Campanha de Vacinação do Idoso contra o vírus da gripe. O lançamento tem caráter nacional e será amanhã, sábado, às 8 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza. A campanha segue até o próximo dia 9 de maio.
Mais de 600 pessoas serão disponibilizadas para este trabalho. São motoristas, enfermeiros, médicos, auxiliares administrativos e equipes do Programa Saúde da Família (PSF) trabalhando para atingir a meta de vacinar 35.894 pessoas.
Todos os idosos, a partir dos 60 anos, podem tomar a vacina contra a gripe. Na oportunidade, também será oferecida a vacina contra o Tétano (dT), que também está à disposição nos centros de saúde durante todo o ano. A campanha destinada apenas a pessoas da terceira idade é justificada pela maior fragilidade desta faixa etária. Os idosos são mais suscetíveis a complicações originadas da gripe como, por exemplo, a pneumonia.
Onde se vacinar?
O Ministério da Saúde (MS) está disponibilizando 40 mil ampolas de vacinas para Sergipe. Em Aracaju. Os idosos podem encontrá-las em qualquer unidade da Rede de Atenção Básica (Reab). Especialmente no próximo sábado, também haverá um posto de vacinação no Shopping Jardins, e outro no Aeroporto Santa Maria.
Contra-indicação
O paciente que estiver com febre, suspeita de dengue ou que tenha alergia à proteína do ovo, não poderá ser vacinado. É importante frisar que o idoso com antecedentes de reações à vacina deve procurar a equipe responsável na USF e receber as devidas orientações.
Segundo dados fornecidos pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Tânia Santos, a campanha do ano passado foi um sucesso. "Atingindo uma cobertura de 92%. Toda a equipe de profissionais da área da saúde, ficou realizada com esta empreitada", disse a coordenadora.
Tânia Santos enfatiza que a maior dificuldade na campanha é com relação a quem chega no posto de vacinação no último dia. "O profissional sente dificuldades no atendimento, congestionando todo o processo", afirmou.
Veja mais...
CONVITE À IMPRENSA (lançamento da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra a Gripe)