A Prefeitura de Aracaju realizou na manhã de hoje, quinta-feira, uma apresentação de fantoches e uma palestra informativa sobre o Programa Bolsa Família para moradores de alguns bairros da capital. O principal objetivo do evento, realizado na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), foi viabilizar meios para a melhoria no atendimento e distribuição de informações pertinentes ao programa.
Durante a apresentação teatral dos fantoches, vários aspectos foram esclarecidos, como o que é o projeto Bolsa Família; quais as condicionalidades necessárias para que a família tenha o benefício; como podem ser efetuados os bloqueios, dentre outros. A assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, Weslânia Paz, disse que o objetivo principal da atividade foi promover um momento de debate acerca do Programa. "Procuramos fazer essa explanação de forma criativa e dinâmica, estimulando a autonomia do beneficiário", ressaltou.
A população aplaudiu a iniciativa da Prefeitura de Aracaju e opinou a cerca da atividade. "Eu gostei muito da apresentação, foi muito divertida e eu consegui tirar muitas dúvidas importantes. É bom que essas atividades sempre aconteçam para a melhoria do atendimento", disse a dona-de-casa, Alexandra Lorinete dos Santos, 28, usuária do Bolsa Família. "A palestra foi ótima, pois às vezes a gente passa tanto tempo indo de lá para cá em busca de informações e nunca conseguimos. Hoje elas conseguiram explicar de forma mais fácil muitas coisas e esclarecer dúvidas que eu tinha", reforçou a beneficiária Inácia Ferreira da Silva, 46.
A assistente social e gerente de Benefícios Eventuais da Semasc, Sandra Magna, pontuou que a atividade tem ainda a proposta de melhorar o atendimento para os beneficiários do Bolsa Família, de forma a humanizar e minimizar o tempo do usuário. "Para isso nós estamos realizando quinzenalmente atividades como essa. Na oportunidade de hoje, por exemplo, muitos beneficiários tiraram dúvidas e descobriram que algumas questões podem ser resolvidas por telefone, sem precisar que eles saiam de casa", destacou. "Todo esse trabalho tem também como objetivo evitar o cansaço e a espera por parte do usuário sem prejudicar o atendimento, além de melhorar muito a auto-estima do cidadão", completou.