Prefeito assina termo de concessão de terrenos da ocupação Salina São Marcos

Governo
25/04/2008 14h34

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, foi recepcionado na manhã de hoje, sexta-feira, com aplausos pelas 173 famílias que residem na ocupação Salina São Marcos, no bairro Lamarão. Na ocasião, o prefeito assinou o termo de doação dos terrenos na localidade juntamente com a Procuradoria da Fazenda Nacional em Sergipe, Valdênia de Souza Martins Monteiro. Os sonhos do sem-teto puderam ser realizados depois que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) conseguiu do Serviço do Patrimônio da União (SPU) o repasse da área para o município. A partir de agora será possível desenvolver processos de urbanização e construção de moradias na região.

O coordenador estadual do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Gilson dos Santos Nascimento, relatou emocionado que a batalha dos mais de 500 moradores em conseguir a posse dos terrenos já durava nove anos e quatro meses. "A data de hoje apaga todas as dificuldades que passamos. Quando chega um momento como esse, depois de luta e sofrimento, para nós é uma vitória. Esse gesto de humanidade do prefeito Edvaldo Nogueira, que se disponibilizou em assinar o termo perante todas as famílias que se encontravam no local, é muito importante para nós", ressaltou.

Gilson ainda analisou que, de agora em diante, resta apenas o trabalho de infra-estrutura para que todas as famílias vivam dignamente no loteamento. "Tivemos muita confiança no prefeito e nunca desistimos. Quando recebemos a informação de transferência ficamos muito satisfeitos; esse é um momento histórico e temos que agradecer a todos aqueles que se empenharam na luta e, em especial, a Edvaldo Nogueira", reconheceu o coordenador, tendo seu pensamento ratificado pelos aplausos das famílias que compareceram ao evento.

Já Edvaldo Nogueira, após saudar todos os presentes, homenageou Gilson dos Santos, pois ele foi uma pessoa importante para a vitória dos moradores da localidade. "É um incansável, batalhador e perseverante; é importante termos pessoas como ele em todas as comunidades, pois assim a vida seria bem melhor. Quem merece os aplausos e honras desse dia é ele e toda a comunidade do São Marcos", destacou o prefeito.

Na ocasião, o prefeito comentou uma passagem da bíblia, que fala da criação do mundo. "Eu queria dizer que as coisas não se fazem em um único dia. Deus fez o mundo em seis dias, mostrando a nós humanos que ele, que pode tudo, fez as coisas paulatinamente, para que pudéssemos entender que a vida se constrói passo a passo. Agora vocês podem dormir tranqüilos, porque já assinamos o contrato e está garantido o lote para todas as 173 famílias cadastradas", relembrou.

O próximo passo é conseguir a verba para fazer drenagem, as ruas e as casas, para que o local seja bonito de se viver. "Vamos marcar audiência com o presidente Lula e os ministros para conseguirmos os recursos necessários e, o mais rapidamente possível, realizarmos melhorias no local", assegurou Edvaldo.

O aposentado Arnaldo de Arimatéia Rosa, um dos beneficiados, contou que tinha casa própria, mas quando se separou da esposa perdeu seus bens, tentou morar de aluguel, mas com a pouca aposentadoria que recebe, não conseguiu honrar com seus compromissos. Para não ficar na rua, há nove anos levantou seu barraco na ocupação. "Não tinha condições de ter uma casa, mas a partir de agora é só alegria. Pretendo lutar por dias melhores e uma residência mais digna", disse ele.

A doméstica Márcia de Oliveira Santos, 36, reside na localidade com duas filhas, uma de 15 anos e outra de oito anos, além de seu esposo. Eles estão no local há seis anos e como não trabalham com carteira assinada - pois fazem apenas trabalhos esporádicos - também não conseguiam alugar um imóvel. No barraco que levantou, ela possui apenas uma cama, um armário e um fogão. "Melhor estar aqui no meu canto do que criar minhas filhas na rua. Agora tudo fará diferença, pois a partir de hoje sabemos que estamos em um local que é nosso de verdade e antes não tínhamos essa certeza. Agradeço primeiramente a Deus e ao prefeito Edvaldo Nogueira por nos dar essa oportunidade de dias melhores", relatou Márcia.

A manicure Jandira Dias Trindade, 49, sustenta os três filhos e há seis anos, como a vida financeira começou a dificultar, ela resolveu acompanhar outras famílias na mesma situação que ela ao loteamento. "Antes eu dormia preocupada, porque a qualquer momento poderíamos ser despejados, mas a partir de hoje meu sono ficou mais tranqüilo", observou.

A Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) foi um dos órgãos da Prefeitura que mais colaborou com o ato de hoje. "Somos parceiros da comunidade e nossa ação é intermediar as solicitações das pessoas com a Prefeitura de Aracaju", afirmou o secretário Rômulo Rodrigues, ressaltando que o primeiro grande obstáculo era que a área não pertencia a PMA. "Esse passo de hoje é importante, pois o prefeito conseguiu que a União repassasse o terreno para o município", informou.

O secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, também considera o passo mais importante a assinatura da concessão da área e avisa que os esforços continuam para a melhoria da comunidade. "O prefeito já busca recursos do Ministério das Cidades para que seja viabilizada as obras de infra-estrutura - saneamento, esgotamento sanitário, drenagem, rede de água e energia elétrica, pavimentação e construção de unidades habitacionais. Ainda não temos autorização do Ministério, mas o esforço está sendo grande para viabilizar esses recursos através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social", relatou.

A procuradora da Fazenda Nacional, Valdênia de Souza Martins Monteiro, se mostrou satisfeita por ter presenciando um momento de tanta alegria. "Estou representando a União e nosso trabalho é bem visto em um momento como este, onde a transferência para a sociedade é feita de forma efetiva. Reconhecemos esse esforço conjunto, por intermédio da Gerência Regional do Patrimônio da União e da Prefeitura, que participou de todo o processo de transferência", destacou.

Na ocasião, os próprios moradores já decidiram o nome do local, que recebeu a designação de´ Loteamento Vitória da Resistência´. O prefeito sugeriu que a proposta já fosse encaminhada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para que seja aprovada. E, aproveitando o momento, Edvaldo solicitou a ajuda dos moradores do loteamento para entrar no combate à dengue. "Sei que provisoriamente todos aqui moram em um barraco, mas gostaria que vocês continuassem cuidando do local onde residem. Não deixem que as pessoas joguem lixo, pneus, garrafas, qualquer objeto que acumule água no terreno. Estamos vivendo um momento difícil, mas estamos começando a vencer a batalha da dengue; precisamos da ajuda de todos", reforçou.

Presenças

Compareceram a solenidade os secretários municipais Jeferson Passos (Finanças), Tereza Cristina (Educação), Bosco Rolemberg (Governo), Luciano Pimentel (Planejamento), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), os presidentes Carlos Magno (Fundat), Valmor Barbosa (Emurb), Fábio José da Silva (Emsurb), o coronel Magno Silvestre (Guarda Municipal) e o procurador Geral do município, Luiz Carlos, além dos vereadores Emanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara Municipal de Aracaju), Rosângela Santana, Valdir Santos, Chico Buchinho e Dr. Gonzaga.