Prefeitura promove a exposição 'Arte Sã' no Mirante da 13 de Julho

Funcaju
25/04/2008 17h19
Início > Notícias > Prefeitura promove a exposição 'Arte Sã' no Mirante da 13 de Julho

A exposição ‘Arte Sã', do fotógrafo sergipano Dinho Duarte segue até o dia 30 de abril no Mirante da Praia 13 de Julho. A mostra é promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) e conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 'Arte Sã' compreende uma exposição de 30 fotografias que consistem em um trabalho de pesquisa do autor. Esta é a terceira vez que ‘Arte Sã' é exposta ao público, tendo sido abrigada anteriormente na Galeria J. Inácio e na Galeria de Artes do Serviço Social do Comércio (Sesc). A próxima exposição será no Espaço Cultural dos Correios.

Dinho Duarte, que é também artesão, prefere essa denominação à de artista, ao contrário de outros profissionais, que acham isso uma ofensa. "Eu escolhi este nome, ‘Arte Sã', por ser mais abrangente. Comecei a atuar na área da fotografia pela facilidade de ser tocado pelas imagens. Nunca fiz nenhum curso e não gosto de estudar nada", ressalta. "Sempre gostei de utilizar a fotografia como forma de expressar a arte sergipana. A minha vida quase toda está intimamente ligada à arte, algo que me estimula muito. E a vida é a busca do equilíbrio, onde a arte e a religião estão em dois extremos e a vida no meio da balança como ponto de equilíbrio", acrescenta Dinho.

Dinho Duarte é fundador do movimento Amigos da Arte (Amart), que em setembro completará oito anos produzindo calendários culturais e livros como o do artista sergipano Florival Santos em parceria com a Unimed, em 2002, o do artista plástico Álvaro Santos apoiado pela Energisa, em 2003, e ‘Artesãos de Sergipe', através do Sesc, em 2004.

Incentivo à Cultura

A Lei Municipal de Incentivo à Cultura foi homologada em 2005, pelo então prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e contemplou 13 trabalhos de profissionais das artes, entre os quais músicos, escritores e atores. Trata-se de uma lei que viabiliza projetos artísticos e culturais firmando o compromisso do Governo de Sergipe com a arte, a cultura, e profissionais da área buscando fomentar o campo das artes mediante a participação da iniciativa privada, bem como da classe artística e do poder público.

O CD ‘Todas as Tribos' do músico Rubens Lisboa, a peça teatral ‘O Santo e a Porca', o projeto ‘Interacidade' de artes visuais do artista Fábio Sampaio, e o livro ‘Além do Arco-Íris' do escritor Gustavo Aragão, foram alguns dos projetos agraciados pela lei de incentivo.

Mirante

O Mirante da Praia 13 de Julho foi inaugurado em setembro de 1998 e desde então tornou-se um ponto de referência turística da cidade por dispor de um excelente cenário para a apreciação da paisagem e por ser um dos pontos mais altos da capital. Rio Sergipe, o calçadão da 13 de Julho, o manguezal, a Praia dos Artistas e o Centro Histórico são os pontos que visitantes e turistas desfrutam sentindo a brisa que envolve Aracaju.

Desde outubro de 2007, o espaço retomou suas exposições que permanecem em visitação durante 15 dias. Exposições estas, que primam pela qualidade, além de ser muito criteriosa na definição das pautas, como também dos artistas que irão expor os seus trabalhos. O Mirante está aberto ao público e ao artista das mais diferentes regiões do país ou nacionalidades. Apenas, o candidato deve levar no ato do agendamento de pautas, o projeto de exposição, pequena biografia sobre o artista e fotografias de algum trabalho ou exposição realizada.

Exposições de artes plásticas, artesanato e discussões de temas históricos e culturais são algumas das atividades desenvolvidas. O espaço fica aberto para visitação de segunda à sábado das 9h às 21h, e aos domingos e feriados das 9h às 15h. Para mais  informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (79) 3179-2192.