Prefeitura leva sessão de cinema ao Bugio

Funcaju
29/04/2008 10h13
Início > Noticias > 34883

O Projeto Cinearte Sarau Petrobras Brasil Adentro, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), levou mais de 300 espectadores para uma sessão de cinema na Praça Oswaldo Mendonça no Bugio, no último final de semana. O objetivo do projeto é promover o intercâmbio entre o artista e o fazer artístico nas comunidades, por meio de filmes nacionais, apresentação de grupos artísticos locais, oficinas e cursos de gestão cultural.

Na oportunidade, foram exibidos os filmes ´Vida de Cachorro´, estrelado por Charles Chaplin, e o nacional ´Caminhando nas Nuvens´, com Wagner Moura e Cláudia Abreu. Cinearte Sarau Petrobras é um projeto itinerante que desde 2006 trouxe a proposta de viajar pelo Brasil inteiro. Já foram visitados os Estados do Sul e Sudeste, e o Estado da Bahia. Este ano, 33 cidades do Nordeste receberão o grupo mineiro.

Sobre a visita a Aracaju, a coordenadora do projeto, Cátia Magalhães, declarou que o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Funcaju, foi determinante para o sucesso do evento na cidade. "Nós somos de Minas Gerais e não conhecíamos Aracaju. Graças à Funcaju chegamos a esta comunidade. A equipe aracajuana está de parabéns, são todos muito solícitos. A Funcaju nos deu todo suporte e apoio necessário na montagem da estrutura. Agradeço muito à Fundação e ao prefeito Edvaldo Nogueira", disse Cátia.

Segundo a coordenadora, apresentações de cinema, teatro, espetáculos de circo e manifestações culturais locais, são estimuladas a participar do Cinearte Sarau Petrobras. A parceria com grupos artísticos locais é a forma encontrada pelo projeto de promover o intercâmbio cultural.

O público presente interagiu no evento. Famílias inteiras saíram de suas casas para prestigiar a exibição de cinema ao ar livre. A platéia, formada por crianças, jovens e adultos, respondeu aos estímulos dos filmes. "Eu gostei de ter vindo à Aracaju. Amo Charles Chaplin, mas presenciar a reação das pessoas ao vê-lo é muito melhor. Os olhos das pessoas brilharam", observa Cátia.

André Ricardo, morador do conjunto Bugio há 18 anos, compareceu ao evento na companhia de sua esposa e mostrou-se receptivo à proposta. "Conheço a vizinhança e garanto que 90% dos que estão aqui nunca foram ao cinema. Já tivemos a visita de projetos parecidos, mas nunca vimos uma estrutura tão boa como esta. Espero que eles voltem", revelou André Ricardo.

O coordenador de Cultura da Funcaju, Marcus Fernando, explicou o valor do apoio ao projeto. "É fundamental trazer o cinema gratuito para as comunidades que não têm acesso as sessões particulares. Todo cidadão necessita de cultura e entretenimento. A cultura ganha com a difusão do audiovisual e a população beneficiada também", ressalta Marcus.