O que antes era um depósito de lixo se transformou numa bela área de lazer, dotada de infra-estrutura para a prática de esportes e atividades recreativas. O prefeito Edvaldo Nogueira atendeu uma reivindicação antiga da comunidade e reurbanizou a praça Dilton Jorge, entre as ruas E3 e F3, próximo à avenida Poço do Mero, no Bugio, uma área abandonada que agora está reintegrada ao cotidiano de crianças, jovens e idosos. A inauguração aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, com a presença do governador Marcelo Déda.
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) investiu R$ 189.299,76 na obra, que ocupa uma área de 3.053,77 m² e conta com parque infantil, campo de futebol de areia com alambrado e paisagismo. É a segunda praça do bairro entregue pelo prefeito Edvaldo Nogueira esse ano e ainda há mais 14 sendo construídas e reformadas em diversas outras localidades. A primeira foi a Zedeclias da Silva Lemos, entre as ruas B e Laudelino José dos Santos, inaugurada durante as comemorações do aniversário da capital, no mês de março.
"É com muita honra e alegria que dou continuidade ao trabalho iniciado por Marcelo Déda inaugurando mais essa praça que está melhorando a qualidade de vida no conjunto Bugio. Desde 2001, assumimos o compromisso de trabalhar para todos, sempre priorizando aqueles que mais precisam. Por isso, investimos em obras de grande impacto, como o Viaduto Jornalista Carvalho Déda, e em pequenas obras que interferem diretamente na vida das pessoas", destacou Edvaldo Nogueira.
O prefeito destacou ainda o investimento de R$ 98 milhões em parceria com os governos federal e estadual na urbanização do Santa Maria e do Coqueiral; os 50 km de recapeamento asfáltico em diversos pontos da cidade; os 40 km de ciclovias; a limpeza pública, que é hoje uma das mais bem avaliadas no Brasil; e os programas pioneiros como o Academia da Cidade, realizado com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para combater o sedentarismo. "É por isso tudo que Aracaju foi apontada pelo Globo Repórter e o Ministério da Saúde como a capital brasileira da qualidade de vida", comentou.
O governador também ressaltou a parceria entre as três esferas do poder público e lembrou que a praça Dilton Jorge foi uma promessa assumida quando ainda era prefeito e cumprida por Edvaldo Nogueira. "Aracaju está vivendo um momento importante. Ao invés da briga, a irmandade. Ao invés do ódio, o companheirismo. Ao invés de um atrapalhar o outro, um ajudando o outro. Isto para o povo é uma felicidade, pois essa parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e União gera frutos para a população", enfatizou.
Para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Barbosa, a política de construção e recuperação de praças da atual administração reforça a preocupação do prefeito Edvaldo Nogueira com a qualidade de vida das pessoas. "Isso dá continuidade ao nosso projeto de usar recursos próprios para urbanizar áreas onde a demanda era muito grande e os moradores pleiteavam melhorias. Além dos investimentos em infra-estrutura, nos preocupamos com o esporte, o lazer e a integração da comunidade", afirmou.
Beneficiados
A transformação do lixão em área de lazer começa a mostrar os primeiros resultados. O comerciante Nivaldo Barreto dos Santos, que tem um bar nas imediações, conta que as vendas do seu estabelecimento cresceram mais de 20% antes mesmo da inauguração. "Foi a melhor coisa que poderiam ter feito pela gente. Isso aqui era um depósito de lixo e agora é um lugar digno. O prefeito está fazendo um grande trabalho e merece nossa admiração". O cabeleireiro Jeferson Farias de Almeida também está realizado. "Há muito tempo sonhávamos com isso e hoje vemos esse sonho realizado", comemorou.
Homenagem
A Praça Dilton Jorge é uma homenagem ao ex-presidente do Conselho Municipal dos Portadores de Deficiência Motora, morador do Bugio falecido em junho de 2007 que dedicou a vida à causa dos deficientes. "Eu estou muito emocionada e sentindo a presença e a alegria dele por hoje. Ele era um homem comum, do bairro, e estamos agradecidos pela forma como a Prefeitura reconheceu o seu trabalho", disse Maria Amélia Rodrigues, viúva de Dilton Jorge. Para o filho, Fagner Rodrigues Jorge, "é uma grande honra receber essa homenagem em memória do meu pai, que tanto lutou por uma sociedade mais justa".
Canteiro de obras
Os investimentos continuam e transformam o conjunto Bugio num canteiro de obras. Depois de, a partir de 2001, entregar várias praças, recuperar o mercado Miguel Arraes, assim como todas as ruas e áreas de lazer do Anchietão, fazer a drenagem e pavimentação dos loteamentos Ângela Catarina, Estrela do Oriente e parte do loteamento Nova Liberdade, e construir um posto de saúde na rua Radialista Silva Lima, a PMA está urbanizando o canteiro central do Bugio III e fazendo toda a drenagem e pavimentação do loteamento Beira-Rio. Com a conclusão dessas obras, a infra-estrutura do conjunto fica completa.
Presenças
Participaram da solenidade os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Marcos Ramos (Saúde), Jeferson Passos (Finanças) e Carlos Cauê (Comunicação Social); a presidente da Fundação de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos; e os vereadores Emmanuel Nascimento (líder do prefeitona Câmara e autor do projeto de lei que deu nome à praça), Robson Viana, Valdir Santos, Rosângela Santana, Jony Marcos e Sérgio Góes (presidente da Câmara). Além dos familiares do homenageado e de lideranças comunitárias, como o presidente da Associação de Moradores do Conjunto Bugio, José Aragão Barbosa; o delegado do Orçamento Participativo, Adailton Santana Cunha; a presidente do Conam Mulher, Adriana Oliveira; o presidente regional do Conam, Manoel Barros Filho; e o presidente da Federação da Juventude, Kleber Alves.