Cerca de 180 famílias que residem na Salina São Marcos, bairro Lamarão, viveram um dia diferente na última sexta-feira, 25, quando o prefeito Edvaldo Nogueira esteve na localidade e assinou um termo de doação de terrenos. A ação realizou o sonho de dezenas de famílias, que viviam no lugar ilegalmente e sem nenhuma perspectiva de urbanização e construção de moradias dignas.
Agora, com o repasse da área para o município, feito pelo Serviço do Patrimônio da União (SPU), a esperança de ter uma casa própria com infra-estrutura adequada renasce no coração dos moradores do lugar.
Esse é o caso do desempregado Luís Carlos da Conceição, que vive em um barraco no terreno há quatro anos. "Nós recebemos esses terrenos depois de muita luta. Já fomos despejados pelo dono de outro terreno e viemos para esse. Agora sabemos que daqui ninguém tira a gente. Estamos com nossos lugares para morar garantidos", afirma.
A também desempregada Maurília Fernandes diz que a ação da Prefeitura Municipal de Aracaju beneficiou a todos que vivem no local. "Graças a Deus agora tudo melhorou. O prefeito cumpriu o prometido dele e me deu uma das maiores alegrias da minha vida", diz emocionada. Ela conta que vive de uma renda obtida por um programa do Governo Federal e que o valor que recebe nunca possibilitaria a compra de um terreno. "Minha renda é pouca e ter esse terreno dentro da lei para mim já é uma vitória. Tem oito anos que vivo aqui. Sempre assim: um ajuda o outro e a gente vai vivendo. Só está aqui quem precisa mesmo", complementa.
Outra que está otimista com a doação dos terrenos é a senhora Maria Nazaré da Silva. "Vamos esperar o prefeito fazer as obras e com fé em Deus ele vai tomar as providências para construir as nossas casas com dignidade. São sete anos morando com meus três meninos e vivendo nessa luta", conta.
Unanimidade
A opinião sobre a doação é unânime. Todos os antigos invasores, agora moradores, dizem que vão aguardar novas ações de melhorias da Prefeitura Municipal de Aracaju, mas concordam que a doação dos terrenos já foi um passo importante. É o que afirma a senhora Maria Neide Diniz Lima. "Já tem dois anos que eu vivia sem saber até quando ia ficar aqui. Isso que o prefeito fez beneficiou não só a mim, mas a toda a gente que vive nesses barracos", diz.
Quem também está satisfeito com a doação dos terrenos é o senhor José Gladston Santana Dantas, que parabeniza a Prefeitura pela iniciativa. "Estamos falando de uma vitória para todos os moradores que estão aqui, sem teto e sem saber até quando iam poder ficar no terreno. Edvaldo Nogueira está de parabéns. Essa atitude dele com certeza vai melhorar a vida de muita gente, que não tem nem nunca teve para onde ir", comemora.
Veja mais...
Prefeito assina termo de concessão de terrenos da ocupação Salina São Marcos