O Ministério da Saúde prorrogou em uma semana a campanha nacional de vacinação do idoso contra a gripe, que este ano tem o tema ´Não deixe a gripe derrubar você: Vacine-se!´. O prazo, que terminaria no último dia 9, agora vai até amanhã, sexta-feira. Em Aracaju, a meta é imunizar cerca de 29.100 idosos, o que corresponde a 80% da população com mais de 60 anos da capital.
A dose está disponível das 8 às 17 horas em todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USF) localizadas em diversos bairros da capital. Mais de 600 profissionais, entre médicos, enfermeiros, motoristas e auxiliares administrativos, estão envolvidos na campanha. Só não devem se vacinar idosos com alergia à proteína do ovo, suspeita de dengue, febre alta ou que já tiveram Síndrome de Guillan Barré.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Débora Moura, a chuva e a epidemia de dengue estão dificultando a vacinação, mas a expectativa é que a meta seja alcançada. "Esse problema está acontecendo em todo o país e foi por isso o Ministério da Saúde estendeu o prazo da campanha em todos os Estados. Aqui em Aracaju acreditamos que vamos atingir o número pretendido porque temos um histórico excelente. Sempre os idosos atendem ao nosso chamado e vão às Unidades de Saúde para se vacinar", destaca.
No ano passado, 97% da população da capital com mais de 60 anos se vacinou contra a gripe, o que mostra a consciência das pessoas nessa faixa etária em relação à importância da campanha. Estudos mostram que a vacina reduz em mais de 50% os casos de doenças relacionadas à gripe nos idosos, em pelo menos 32% as hospitalizações por pneumonia, em 31% as mortes hospitalares por gripe e em 50% as mortes por doenças respiratórias.
Veja mais...
Prefeito Edvaldo Nogueira abre Campanha de Vacinação do Idoso em Aracaju