Secretaria Municipal da Educação está engajada na II Olimpíada Ambiental de Sergipe

Educação
05/05/2008 15h25
Início > Noticias > 34955

Alunos e professores da rede pública municipal de ensino já estão se preparando para a segunda edição da Olimpíada Ambiental de Sergipe, que este ano tem como tema: mudanças climáticas, água e vida - cada um com sua responsabilidade ambiental. O objetivo do evento, que é promovido pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em parceria com a ´Frente em defesa das águas de Sergipe´, é estimular os alunos da educação infantil e dos ensinos fundamental, médio e superior a refletir de maneira crítica e criativa sobre o tema central da olimpíada. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) da Prefeitura de Aracaju é um dos organismos apoiadores do evento.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 9 através do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site www.olimpiadaambiental.se.gov.br, ou ainda, das fichas distribuídas pelos núcleos classificatórios, a exemplo da Secretaria de Estado da Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). As olimpíadas estão divididas em cinco categorias e nas modalidades ciência, arte, produção de texto e projetos.

A estimativa dos que fazem a Semed é de que o número de docentes e alunos participantes seja bem maior que o registrado no ano passado, primeira edição da olimpíada, quando cerca de 400 integrantes da rede municipal inscreveram trabalhos.

"Este é mais um momento de reflexão sobre a importância de preservação, de defesa do Meio Ambiente. Digo mais um porque na rede municipal já é uma tradição desenvolvermos tanto em sala de aula, quanto fora do ambiente escolar um trabalho voltado para o despertar dessa consciência ecológica. Existe em execução na Semed cerca de 30 projetos que trabalham este tema, todos realizados de uma maneira interdisciplinar, a exemplo do ´Escola lugar de vida: educação Chico Mendes´, que foi um projeto financiado pelo Ministério da Educação", comentou Valdinete Paes Silva, coordenadora de projetos Sócio-educativos da Semed.

O entusiasmo das unidades da rede municipal de ensino em participar da II Olimpíada Ambiental pôde ser percebido no dia do lançamento do evento, há uma semana, no Espaço Emes, quando oito escolas da rede participaram da solenidade. Uma das escolas presentes foi a Oscar Nascimento, localizada no bairro Santo Antônio, que mostrou para os mais de três mil estudantes que estavam no local o trabalho desenvolvido junto aos que possuem deficiência auditiva, através do coral ´Mãos falantes´.

Na opinião da professora polivalente Janete de Oliveira Conceição, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Macedo, localizada no Bairro Industrial, ações de grande porte, a exemplo da olimpíada ambiental só reforça todo o trabalho realizado em sala de aula. "Vem para dar mais força a tudo o que falamos e realizamos sobre o tema, a exemplo dos nossos dias temáticos no Parque da Cidade e das conversas que temos sobre o Meio Ambiente", frisou a professora.

Por conta das ações desenvolvidas cotidianamente nas escolas da rede municipal de ensino, muitos estudantes se dizem entusiasmados com a possibilidade de falar, escrever ou desenhar sobre o tema, e ainda mais, de poderem ter o trabalho reconhecido por outras pessoas. Esse entusiasmo é mostrado pela pequena Maria de Fátima Martins dos Santos, nove anos, estudante da 4ª série da Emef Maria da Glória Macedo. "Infelizmente não participei da que houve no ano passado, mas certamente irei participar desta. Sei que posso desenvolver trabalhos bem legais sobre o tema, afinal de contas, nossa professora sempre está nos ensinando como proteger a natureza. Por causa do que aprendo na escola sei que não devemos derrubar árvores ou jogar lixo nas ruas. Estou muito ansiosa para participar", declarou a pequena ambientalista.