Representantes do município de Aracaju participam da 1ª Conferência Nacional da Juventude

Agência Aracaju de Notícias
06/05/2008 11h36

Com o objetivo de promover os direitos da juventude brasileira, e identificar as prioridades desta parcela da população, o Governo Federal realizou na semana passada, em Brasília, a Conferência Nacional da Juventude. Na ocasião estiveram presentes 2.280 delegados que representaram todos os Estados, municípios e comunidades tradicionais do país. A capital sergipana foi representada por cinco delegados, entre eles a assessora Especial da Juventude de Aracaju, Carla Trindade.

De acordo com a assessora, o evento debateu os desafios e as soluções para a juventude, fazendo o levantamento das conferências estaduais e municipais. "Foram aprovadas 22 propostas prioritárias para as políticas públicas voltadas aos jovens", conta. A Conferência contou ainda com debates nas áreas de educação, cultura, política institucional de juventude e trabalho, os quais se misturaram a propostas de segmentos específicos como negros, mulheres e diversidade.

Carla Trindade informa ainda que a cidade de Aracaju obteve um destaque. "A conferência municipal realizada em nossa cidade reuniu o maior número de jovens em relação aos outros municípios do Brasil", declara. Acerca das políticas voltadas à juventude aracajuana, Carla percebe um grande avanço. "A Assessoria Especial de Políticas para a Juventude da Prefeitura Municipal, idealizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, vem facilitando o desenvolvimento das ações", ressalta.

Projetos Municipais

O Jovem Aprendiz, o Primeiro Emprego, as questões relativas à formação profissional, através de cursos oferecidos pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), são algumas das políticas públicas defendidas pela administração Edvaldo Nogueira. Grande parte dos freqüentadores da Fundat, por exemplo, são jovens que aprendem inglês, informática, mecanismos voltados à capacitação profissional, pois ajuda na disputa no mercado de trabalho.

Entretanto, a principal política de juventude, segundo o prefeito, é o projeto ´Pelo Direito de Aprender´, lançado em 2007, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa melhorar a qualidade da educação municipal. "Queremos que as crianças que estudam nos ensinos Infantil e Fundamental saiam da escola pública com base educacional para competir em qualquer área da vida, inclusive com alunos de qualquer outra escola", comentou Edvaldo.

Política Nacional

As ações do Governo Federal voltadas para a Juventude foram marcadas inicialmente em 2005, com a criação da Secretaria Nacional da Juventude. No final de 2007, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou para a Câmara Legislativa uma medida provisória que unifica todos os programas voltados para esta parcela da população. A faixa etária dos beneficiários dos Programas foi modificada, antes as ações atingiam o grupo com idade entre 15 a 24 anos, agora passou a ser entre 15 a 29 anos. O objetivo das iniciativas é ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional.

Veja mais...

Prefeito recebe presidente nacional da União da Juventude Socialista em seu gabinete

Prefeito participa da plenária final da I Conferência Municipal de Juventude de Aracaju

Edvaldo Nogueira abre oficialmente a Conferência Estadual da Juventude