A Violência Sexual Infanto-Juvenil foi o tema da oficina ministrada pela Prefeitura de Aracaju para adolescentes inseridos no Programa ‘Jovem Cidadão', da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento aconteceu no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo. O encontro faz parte da III Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, que acontece desde o dia 28 de abril e se estenderá até 18 de maio. A mobilização culmina no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com uma grande caminhada a favor da paz.
Na oportunidade, os jovens do programa assistiram ao filme ‘Anjos do Sol', que aborda a temática da exploração sexual através do aliciamento de meninas para o mundo da prostituição. Logo após a apresentação do filme, foi aberto um debate sobre o assunto para esclarecer dúvidas que surgiram no decorrer da exibição.
A oficina temática foi ministrada pela assistente social e coordenadora do Creas São João de Deus, Jacqueline Moreira, que na ocasião falou sobre casos de abuso sexual. Além disso, ela fez um alerta a respeito da violência sofrida por crianças e adolescentes. "Nosso principal objetivo foi de apresentar o serviço do Creas São João de Deus que atende pessoas vítimas de violência. Nós queremos também sensibilizar todos a respeito da campanha educativa de enfretamento a violência sexual infanto-juvenil. Essa foi mais uma oportunidade de mostrar que esse tipo de violência pode e deve ser denunciada. Com certeza os jovens que participaram dessa oficina se tornarão multiplicadores das informações", ressaltou a coordenadora.
Para Taniela Marcena, 15 anos, inserida no Programa ‘Jovem Cidadão', a oficina foi uma maneira de obter informações. "Eu achei muito importante esse momento, porque é uma forma de debater esse assunto tão sério, sem contar que quando nós participamos dessas atividades, nós ficamos aptos a passar a informação adiante para nossos parentes e vizinhos. Afinal de contas isso pode acontecer com qualquer um", alertou a jovem.
A jovem Tamires de Jesus Santos, 17 anos, concordou com a colega. "Eu achei importante debater essa temática, que apesar de triste, é uma realidade. É um alerta para que a gente saiba se defender e ajudar as pessoas a denunciarem essa violência que acontece nos dias de hoje", observou Tamires.
Serviços oferecidos pela PMA no Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil
- Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) São de Deus
Endereço: Rua São João, bairro Santo Antônio
- Disque Denúncia: 0800 79 1400 (Municipal)
100 (Nacional)