Cemar Augusto Franco abrigará atendimento especializado em tuberculose e hanseníase

Saúde
07/05/2008 14h16

O Centro de Referência no Tratamento da Tuberculose e Hanseníase será transferido na próxima segunda-feira, dia 12, da avenida Barão de Barão de Maruim para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Augusto Franco). A unidade especializada de saúde da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) está localizada à rua Maria de Nazareth Barros, no conjunto Augusto Franco. O horário de atendimento será mantido das 7 às 17 horas.

"A transferência objetiva melhorar as instalações do Centro de Referência e agilizar o fluxo ao atendimento aos pacientes", explica a gerente do Cemar Augusto Franco, Marilene Dória da Fonseca. Ela acrescenta que, como se trata de um serviço de referência estadual, as novas instalações para tratamento de tuberculose e hanseníase estão sendo adaptadas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. "A área da nova sede foi reformada, possibilitará aos usuários um melhor atendimento e conforto e contará com sala de coleta, sala de medicação, serviço social, enfermagem, dois consultórios médicos, recepção e arquivo", explica.

Segundo o supervisor da Rede de Atenção Especializada, Antônio Ribas, os tratamentos em tuberculose e hanseníase começam o atendimento aos usuários no dia inauguração.

Estrutura

A rede municipal de saúde conta com dois modernos Centros de Especialidades Médicas (Cemar), onde são oferecidos à população consultas, exames e até mesmo pequenas cirurgias. Um deles funciona no bairro Siqueira Campos (Cemar Siqueira Campos) e o outro, no conjunto Augusto Franco (Cemar Augusto Franco). Ao todo, são mais de 1.000 profissionais da área de saúde atendendo diariamente usuários com necessidades específicas. Os Cemar's integram a Rede de Atenção Especializada (REAE), para garantir a integralidade do atendimento dos pacientes. Essas unidades atendem não apenas os usuários da capital, mas também pacientes de todo o Estado. Das ofertas, 40% são destinadas à capital e 60% para o interior.

A REAE tem uma proposta resolutiva e é complementar às demais redes assistenciais (de atenção básica, de urgência e emergência, hospitalar e de atenção psicossocial). Todos os serviços são referenciados, ou seja, só são disponibilizados para os usuários que passaram pela rede de atenção básica e foram encaminhados por um médico de uma das Unidades de Saúde da Família (USFs). Na própria unidade de saúde da família é feita a marcação via Central de Regulação. A porta de entrada é a rede de atenção básica, que avalia, encaminha e agenda. Tem que haver esse direcionamento", explica a coordenadora da REAE, Sayonara Carvalho.

Cemar Augusto Franco

Já o Cemar Augusto Franco reúne o Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). São disponibilizados no centro 17 especialidades médicas - entre elas homeopatia, alergologia, dermatologia, oftalmologia, acupuntura e ortopedia - e seis especialidades odontológicas. Ainda de acordo com ela, por dia mais de 500 pessoas são atendidas nos três centros. Em breve, a estrutura deve passar por reformas que vão melhorar o atendimento aos pacientes.

Cemar Siqueira Campos

Com mais de 3.000 m² de área construída, a estrutura do Cemar do Siqueira Campos compreende os núcleos de cardiologia e endocrinologia, o Serviço de Reabilitação Física e Motora (Serfismo), o Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) e um ambulatório geral, onde são feitos os atendimentos em ortopedia, proctologia, urologia, ginecologia, entre outras mais de 40 especialidades médicas. Lá também são feitas cirurgias de pequena complexidade, como fimose, hérnia e histerectomia.