Prefeitura de Aracaju leva força-tarefa contra a dengue ao Inácio Barbosa

Saúde
07/05/2008 15h48

Em mais um dia de trabalho, a força-tarefa de combate à dengue realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) visitou hoje, quarta-feira, o conjunto Inácio Barbosa, na zona sul da capital. Mais de 20 agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) visitaram casas e estabelecimentos comerciais na tentativa de exterminar larvas do mosquito Aedes aegypti. Caçambas e homens da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também participaram da atividade.

O agente de endemias Adriano Nascimento dos Santos iniciou seu trabalho pela rua Júpiter e a primeira residência a ser visitada foi a da dona de casa Ana Maria Gomes. "Nessa campanha as pessoas estão mais receptivas e muitas já até aguardam nossa visita. Acredito que esse fato se deva ao trabalho da mídia que tem abordado o assunto frequentemente", analisou Adriano, acrescentando os agentes vistoriam todos os pontos das residências e esclarecem dúvidas da população. "Já encontrei mosquito em jarro de água, então todo cuidado ainda é pouco com a dengue", alertou.

Já Ana Maria afirmou que tem consciência do trabalho que é feito pela Prefeitura e deixa seu recado para a população aracajuana. "Precisamos atender o agente em nossas casas, a Prefeitura está fazendo a parte dela, mas também temos que contribuir fazendo nossa limpeza diária. Se não colaborarmos, todos podem ficar doentes", reforçou.

Redução

A gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Ministro Costa Cavalcante, Jamile Rosa dos Santos, noticiou que os números de casos de dengue no Inácio Barbosa diminuíram. No auge da epidemia muitas pessoas não conseguiram atendimento nos hospitais particulares se dirigiram a unidade. "Recebíamos diariamente 30 pessoas com suspeita de dengue, mas desde o dia 28 de abril nossa sala de hidratação não recebe ninguém. Hoje nosso público já não chega aqui com suspeita de dengue e nosso atendimento maior é por conta de virose ou resfriados", conta.

Para Joelma a população tem ajudado bastante no combate à dengue, mas muitas pessoas ainda insistem em jogar lixo na rua e objetos que acumulam água. Para ajudar no combate, a direção da unidade está realizando palestras diárias na sala de espera da Unidade de Saúde, juntamente com a distribuição de cartazes e folders explicativos. Estão sendo realizadas visitas às escolas particulares, municipais e estaduais da região. "Percebemos que as crianças estão dando um bom resultado, pois elas cobram atitudes dos pais e isso é muito bom, agora contamos com a colaboração das crianças", relata Joelma.