A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensifica o serviço de limpeza de canais em toda a cidade. O objetivo da ação é facilitar o fluxo de águas, que aumenta neste período chuvoso.
"Nesse período temos que redobrar a atenção nos canais. O período chuvoso eleva a quantidade de água nos canais e, para o curso acontecer normalmente, devemos limpá-los com freqüência. Esse trabalho deve ter a participação ativa da comunidade para que o lixo não seja jogado nos canais", explica o presidente da Emsurb, Fábio Silva.
Aracaju possui 36 km de canais que passam diuturnamente por processo de limpeza, seja por intermédio da limpeza manual, mecanizada ou sistema de barragem. "A limpeza é feita de acordo com a necessidade e realidade do local. Por exemplo, se o canal for profundo, como o da avenida Brasil, no bairro América, usa-se o modo de sistema de barragem, explica o coordenador de Aterro Controlado da Emsurb, Reinaldo Souza.
Desde o mês passado, a Emsurb apostou na limpeza mecanizada dos canais como forma de prevenção de enchentes. Já foram assistidos os canais dos bairros Aeroporto, Olaria, São Carlos, conjunto D. Pedro, Lourival Batista e, atualmente, o do Santos Dumont.
Para o morador do bairro Santos Dumont, Heraldo Vieira de Melo, a limpeza do canal vai melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Estou achando ótima a limpeza do canal. Agora não precisaremos ficar apreensivos com a chegada da chuva. Fico muito contente em saber que o prefeito Edvaldo Nogueira está olhando para nós", revela Heraldo.