Com o objetivo de esclarecer dúvidas dos beneficiários do Bolsa Família e homenagear as mães inseridas no programa, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou uma seqüência de atividades alusivas ao mês das mães.
Na manhã de hoje, quinta-feira, quem compareceu à central de atendimento da Semasc foi surpreendido com muita informação, música e um delicioso café da manhã. No primeiro momento, a gerente de benefícios eventuais e do plantão social da Semasc, Sandra Magna de Rezende Xavier de Carvalho, esclareceu dúvidas sobre tipos de atendimento, a exemplo do cadastro de famílias e benefícios eventuais.
Dando seqüência às atividades, a assistente social da Casa Abrigo Núbia Marques, Magna Mendonça, debateu a respeito da lei Maria da Penha. "Este momento é muito importante porque esclarece e apresenta a Lei Maria da Penha à mulher que muitas vezes é vitima da violência e não sabe a quem e de que forma recorrer", disse.
Ela esclareceu ainda que a Lei existe para defender essas mulheres e dar os encaminhamentos necessários para o agressor. De acordo com a assistente social, na Casa Abrigo Núbia Marques as mulheres vítimas de violência e seus filhos recebem atendimento, de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, assistente social e advogado, todos estes benefícios são oferecidos a mulher vítima da violência doméstica.
Dentro da programação, os usuários do Bolsa Família se emocionaram com a apresentação do grupo de idosos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Antônio Valença Rollemberg, localizado no conjunto Augusto Franco. Os idosos cantaram músicas nordestinas e homenagearam as mães com clássicos da música brasileira. Houve ainda sorteios de brindes para todas as mães presentes na central de atendimento.
Dona Maria Simone de Jesus, 33 anos, não escondeu a emoção ao participar da atividade. "Sou beneficiária do Bolsa Família há dois anos e nunca tinha participado de uma atividade como essa. Foi realmente maravilhoso. O Bolsa Família é tudo na minha vida, porque através dela eu tenho como sustentar meus três filhos", revelou. "Hoje foi um dia muito especial para mim, além de participar de uma atividade tão importante, ainda estou levando um presente do sorteio para casa, estou muito feliz", completou.
Para a dona-de-casa Maria Raimunda Batista, 37 anos, mãe de três filhos, a emoção não foi diferente. "Eu sou beneficiária do Bolsa Família e acho importante esse tipo de atividade. Fiquei muito emocionada com o coral de idosos e ainda tive a sorte de receber um presente, estou muito feliz", comemorou.
Bolsa Família
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) conta hoje com 25.818 famílias beneficiadas pelo serviço Bolsa Família, que além de receberem o benefício, participam dos serviços ofertados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) distribuídos nas comunidades. Os serviços estão distribuídos nos temas Inclusão Produtiva, que oferece cursos na área de Higiene e Beleza, Alimentação (doces e salgados) e Artesanato.