Prefeitura entrega certificados a alunos de curso de espanhol

Formação para o Trabalho
08/05/2008 15h37
Início > Notícias > Prefeitura entrega certificados a alunos de curso de espanhol

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), acompanha os avanços no mercado de trabalho e qualifica cidadãos através de cursos de língua estrangeira. Exemplo disso é a formação de mais uma turma que concluiu o curso de espanhol ministrado na Unidade de Qualificação e Produção José Joaquim dos Santos (Zé do Sal), no bairro Coroa do Meio.

O presidente da Fundat, Carlos Magno, prestigiou o ato de entrega dos certificados, acompanhado pela diretora técnica da fundação, Rosana Amaral e pela coordenadora da unidade, Edirssa Araújo Nascimento.

Para a aluna Rafaela Carla Reis Cabral, 16 anos, o curso representa um passo a mais em sua vida, já que está buscando o primeiro emprego. "As aulas foram dinâmicas e toda a turma se integrou. Valeu!", comemorou.

A aluna Doralina Nogueira falou em nome da turma e, para comprovar o seu aprendizado, fez os agradecimentos em espanhol e ressaltou o desempenho da instrutora. "A Fundat está de parabéns pelos critérios adotados para a escolha dos seus instrutores. O curso foi de altíssima qualidade. Em nome da turma, agradecemos. Aproveito também para entregar um abaixo-assinado, solicitando o curso de espanhol avançado e, é claro, com a mesma instrutora", disse.

Carlos Magno parabenizou a turma pela conclusão do curso. "Saber espanhol representa ter nas mãos uma poderosa ferramenta de comunicação, de valorização profissional e, sem dúvida, uma nova opção de trabalho", afirmou, lembrando também que o uso da Internet obriga o cidadão a se comunicar de forma escrita, oral e visual e, portanto, o conhecimento dessa língua é essencial.

Ele citou que a meta para 2008 é avançar, oportunizando a qualificação profissional e, para tanto, novos equipamentos estão sendo adquiridos, bem como reformas nas unidades estão sendo realizadas. "O prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a compra de computadores e outros equipamentos. A Fundat é um órgão de credibilidade, voltado para a capacitação dos cidadãos", informou.

A cantora e intérprete Leni Hall também participou do curso e, ao final do ato de entrega dos certificados, presenteou a todos com uma canção em espanhol. "Consegui a última vaga. Valeu a pena e com certeza acrescentou nos meus conhecimentos. Agora todos nós queremos o curso de espanhol avançado", afirmou.

O curso

Realizado na unidade da Fundat, o treinamento foi ministrado pela instrutora Maressa de Oliveira Garcia, que possui especialização na língua espanhola. Ela residiu no México por vários anos, o que a credencia em conhecimentos de vivência in loco. Além disso, é tradutora e traz em seu currículo a conversão de linguagem de vários filmes.

Além da parte teórica, o grupo teve aulas práticas. "Em todo momento estive preocupada com a qualidade e velocidade na aprendizagem. O método possibilitou uma melhor desenvoltura dos alunos, desinibindo-os e, sem dúvida, aumentando a auto-estima de cada um", comentou Maressa, acrescentando que ocorreu um intercâmbio entre aluno, professor e curso.

Como a unidade Zé do Sal está equipada com cozinha industrial, os alunos do curso de espanhol também colocaram a mão na massa. Receita em espanhol à vista, a turma confeccionou comidas típicas da Espanha. O grupo também esteve no cinema, onde assistiu ao filme "El Bufalo Del La Noche", com posterior análise em sala de aula, na qual se concentraram na gramática espanhola e na área musical.