Na manhã de hoje, quinta-feira, agentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e funcionários da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuaram no bairro Jardim Centenário. A SMS ficou responsável pela orientação e inspeção dos domicílios. Já a Emsurb fez a limpeza dos terrenos baldios.
Antes de a equipe ir para as ruas ocorreu uma pequena reunião para distribuição de grupos por quarteirão e esclarecimento de dúvidas. De acordo com o supervisor Gilvan Dias, a meta a ser cumprida foi de aproximadamente 500 casas. "O trabalho hoje será semelhante ao que é realizado todos os dias, quando o agente verifica os possíveis focos e orienta a população", explicou.
A agente de saúde Valdineide Pereira iniciou o seu trabalho em uma vila. No local ela observou todos os reservatórios e explicou as possíveis formas para evitar o acúmulo de água.
Atentas, as moradoras da vila concordam com a importância de evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. "Limpo sempre a minha lavanderia e a mantenho seca após lavar as roupas", conta a dona-de-casa Genilza Vieira. "Nós zelamos por este local, pois outras pessoas já contraíram a dengue. Devemos evitá-la", declarou a também dona-de-casa Juracy Souza Santos.
Valdineide Pereira finalizou a visita consciente da importância do trabalho realizado enquanto agente de saúde na luta contra a dengue. "Fico satisfeita por estar orientado aos moradores. Algumas pessoas ainda não percebem a devida importância da eliminação dos focos", contou.