Força-tarefa contra a dengue recebe reforço de jovens adventistas

Saúde
08/05/2008 14h58
Início > Notícias > Força-tarefa contra a dengue recebe reforço de jovens adventistas

Cerca de 500 voluntários Jovens Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia são os mais novos aliados da população na guerra contra a dengue. Eles, que já foram capacitados pela coordenação do Programa Municipal de Combate à Dengue em Aracaju, saem às ruas da capital a partir do próximo dia 17, atuando de forma semelhante aos agentes de endemias.

A iniciativa, que será aplicada sempre aos sábados, permitirá que diversos bairros recebam um reforço significativo na luta contra a dengue. O primeiro local a ser visitado será definido na próxima semana em reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde e o a Coordenação Geral dos Jovens Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, representada pelo pastor Ubirailson Moura.

O grupo pretende chegar também ao interior do estado, como afirma a Coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue em Aracaju, Taíse Cavalcante. "O trabalho da Igreja, que conta com cerca de 500 voluntários, vai acontecer em vários bairros da capital, mas existe a possibilidade de se chegar também ao interior do estado", diz.

De acordo com Taíse, a idéia de utilizar os jovens como mais um apoio para combater a doença surgiu da própria Igreja Adventista. "A Igreja procurou a Secretaria Municipal de Saúde para dar um apoio nesse momento crítico de combate à dengue. Então, nós demos as orientações e passamos os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença", conta.

Solidariedade

Já o pastor Ubirailson Moura, que coordena os Jovens Desbravadores, relata que a parceria surgiu quando a igreja viu a necessidade de auxiliar o poder público em benefício da sociedade. "Sabemos que há dificuldades, que são poucos os agentes de endemias e que é preciso também conscientizar as pessoas. Temos uma média de 500 jovens envolvidos nas atividades de combate à dengue", ressalta.

Ubirailson diz que a mobilização envolve ainda as crianças. "Além dos jovens de mais de 14 anos, que são capazes de orientar as pessoas de fora e as do nosso próprio grupo, temos também crianças com idade mínima de dez anos. Essas crianças estão aprendendo a combater a doença e multiplicando esses conhecimentos em suas casas, com a família e com a comunidade", complementa.

Outro ponto destacado pelo pastor refere-se à dedicação dos voluntários ao trabalho. "Os jovens estão muito entusiasmados e ansiosos para começar a visitar as ruas da capital e do interior. É muito satisfatório perceber esse senso de responsabilidade e a vontade de ajudar que eles têm", comemora.

As atividades dos Jovens Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, grupo que se caracteriza pela união entre preparação física, mental e o trabalho espiritual de evangelizar, consistirão em visitar residências, remover entulhos e principalmente orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para prevenir e combater a doença.

Todos esses jovens estão capacitados para falar sobre o mosquito, as formas de transmissão da dengue, seus sintomas e as alternativas para debelar os focos do Aedes aegypti.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue

Veja mais...

Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia vão entrar na guerra contra a dengue