Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase tem novo local de funcionamento

Saúde
12/05/2008 14h13
Início > Notícias > Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase tem novo local de funcionamento

A partir de hoje, segunda-feira, o Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) passa a funcionar no prédio do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do conjunto Augusto Franco. A solenidade de abertura foi na manhã de hoje e contou com a participação do secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos.

Na ocasião, o secretário destacou a atuação da PMA em fornecer serviços que humanizam o tratamento da doença. "A perspectiva não é mais a de tempos antigos, quando os doentes de tuberculose e hanseníase eram afastados do convívio social e os cuidados eram feitos de forma itinerante e com pouco sucesso. Na saúde pública de Aracaju é diferente, fazemos todo o acolhimento e tratamento de maneira adequada, planejada, agradável e eficaz", disse Ramos.

Mudança

O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase pertencia ao Cemar do bairro Siqueira Campos e atendia na Avenida Barão de Maruim, Centro. A mudança para a nova localidade visa contemplar não apenas os usuários do equipamento, como também os próprios funcionários.

"O prédio está adequado de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e conta com dois consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, sala de coleta de exames, sala de serviço social, sala de dispensa de medicação, arquivo e recepção arejada, bem como área de jardinagem e espera", afirma a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (REAE) da SMS, Sayonara Carvalho.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença grave que pode ser transmitida pelo ar. A principal bactéria causadora da enfermidade é chamada de ‘bacilo de Kock' e atinge geralmente os pulmões. Outros órgãos podem ser atingidos, como rins, ossos e meninges. Os sintomas mais comuns são tosse, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço.

O tratamento é feito à base de antibióticos e não pode haver abandono. A cura leva em torno de seis meses. Para evitar o abandono do tratamento, é importante que o paciente seja acompanhado por equipes com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e visitadores devidamente preparados.

Hanseníase

A hanseníase é conhecida mais popularmente como lepra, mal de Hansen, morféia, mal de Lázaro, mal da pele e mal do sangue. Ela é causada por um micróbio chamado bacilo de Hansen, que costuma atacar a pela, os olhos e os nervos.

A enfermidade não é hereditária e a forma de transmissão é basicamente o ar. A maioria das pessoas é resistente ao bacilo e, portanto, não adoece. A hanseníase pode atingir vários nervos, mas contamina mais freqüentemente os dos braços e das pernas. Com o avanço da doença, os nervos ficam danificados e podem impedir os movimentos dos membros, como fechar mãos e andar.
Os sintomas mais comuns são: aparecimento de inchaços ou caroços no rosto, orelha, cotovelos e mãos; entupimento freqüente do nariz, com possibilidade de haver sangue; redução da sensibilidade ao calor ou frio; manchas pelo corpo e partes adormecidas. No caso de suspeita, os serviços de saúde devem ser acionados.