Tomou posse hoje, segunda-feira, como desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe, o advogado Edson Ulisses de Melo. Prestes a completar 60 anos no próximo dia 24 de agosto, Edson assume a vaga deixada pelo desembargador Pascoal Nabuco, aposentado em agosto do ano passado.
A presença de autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário, além de familiares, amigos e imprensa, tornou a solenidade de posse concorrida. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, fez questão de prestigiar o evento.
Edvaldo conta que convive com Edson Ulisses há quase 30 anos. "Conheço Edson Ulisses desde 1981, quando eu iniciava na vida política e ele trabalhava como advogado. Ele foi presidente da OAB e trabalhou para que alcançássemos a democracia no país", relatou.
O prefeito disse ainda que aguarda com expectativa o trabalho que será executado pelo novo desembargador. "Edson tem um currículo vastíssimo, um longo trabalho de advogados, uma longa militância a favor dos menos favorecidos. Ele vem para essa casa com uma grande experiência e com o espírito de um homem que busca a justiça", elogiou.
Segundo Edvaldo, o Estado só ganha com a posse de hoje. "Ganha, em primeiro lugar, porque recompõe-se o número constitucional de desembargadores, que estava há nove meses desfalcado. Em segundo lugar, porque o escolhido foi o agora desembargador Edson Ulisses, que bem representa a categoria dos advogados, pela sua folha de serviços, pela sua inteligência, sua capacidade e determinação", complementou Edvaldo.
Para Edson Ulisses, as metas de um desembargador estão definidas de forma clara. "O desembargador deve prestar bem a jurisdição, procurar o caminho do justo e cumprir a máxima ‘dar a cada um o que é seu'. É um cargo técnico, comprometido com a seriedade, com a honestidade, com a ética, caminho que procurarei trilhar", disse.
Edson afirmou ainda que o ato de julgar é desafiante. "O trabalho do advogado difere bastante do trabalho do julgador. O advogado tem que se apaixonar pela causa; o julgador, pela justiça, de forma que todos se sintam protegidos pelo judiciário. O juiz não tem o direito de se apaixonar pela causa, mas o dever de se apaixonar pelo justo. É isso que eu farei", garantiu.
Trajetória
Edson Ulisses assumiu a função de desembargador depois de fazer parte de uma lista sêxtupla eleita por advogados sergipanos. No total dos 836 votos, Edson Ulisses foi o mais votado - com 652 votos.
Depois, foi eleito para uma lista tríplice em sessão extraordinária do pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe. No mesmo dia, foi escolhido pelo governador do Estado, Marcelo Déda, para finalmente poder tomar posse no cargo.
Edson Ulisses
Edson Ulisses de Melo nasceu em Porto da Folha em 24 de agosto de 1948. Formou-se em Ciências Jurídicas em 1975 pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e é pós-graduado em Direito Público e em Direito Processual.
Trabalhou no Banco do Nordeste e foi conselheiro Federal na Ordem dos Advogados do Brasil por três gestões. Lecionou na Universidade Federal de Sergipe e também na Universidade Tiradentes (Unit). Deixou a Procuradoria Geral do Estado para colocar seu nome à disposição, concorrendo à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, onde acaba de tomar posse.