Gestores acolhem pessoalmente pacientes com suspeita de dengue

Saúde
13/05/2008 15h12

Com o intuito de qualificar ainda mais o acolhimento nos hospitais municipais da Zona Norte (Nestor Piva) e da Zona Sul (Fernando Sampaio), a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), formou um grupo de enfermeiros gestores para realizar o acolhimento dos pacientes no período das 19 às 24h. A idéia é humanizar o atendimento nos casos de suspeita de Dengue.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Tânia Santos, que faz parte da equipe de gestores, o trabalho consiste basicamente em acolher, realizar a prova do laço e fazer o encaminhamento ao médico o mais rápido possível. "O grupo trabalha diariamente de domingo à domingo, sendo 12 enfermeiros contratados atuando durante manhã e tarde, e 10 gestores no período noturno", explica.

O trabalho já acontece há dois meses e, além do atendimento específico, os gestores orientam os pacientes em relação aos cuidados com a saúde. "Principalmente no que diz respeito aos sintomas mais graves da Dengue, solicitando a pessoa o retorno à unidade de saúde", conta.

Tânia Santos destaca que durante o plantão a equipe de gestores busca pacientes que tiveram sangue recolhido nas Unidades de Saúde da Família (USF' s) para a realização do hemograma. "Uma das enfermeiras gestoras dos hospitais, através da Unidade de Resposta Rápida, entregam nos domicílios dos pacientes os resultados de exames que apresentam alterações. Nestes casos, as pessoas são encaminhadas imediatamente ao hospital", expõe.

Segundo a coordenadora o intuito é fazer uma intervenção precoce. "O trabalho contribui não apenas na resolução rápida, mas também para evitar óbitos", ressalta.

Confira o hotsite da ação da PMA no combate à dengue