Vigilância Sanitária capacita técnicos para fiscalizar salões de beleza

Saúde
14/05/2008 11h09
Início > Noticias > 35057

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua investindo na capacitação dos recursos humanos garantidores da qualidade de vida da população da capital sergipana. Na manhã desta terça-feira, por exemplo, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) qualificou técnicos para a fiscalização de salões de beleza.

"O objetivo é fornecer subsídios e conhecimento adequado para que os fiscais possam fazer a devida inspeção dos salões de beleza da cidade. As orientações são relacionadas desde a estrutura física dos prédios até o armazenamento de materiais cortantes", informa o auxiliar de Saneamento, Osmário Oliveira.

A Covisa tem preparado roteiros de inspeção em vários campos de atuação. Esses documentos servem como guias padronizados para avaliar, ponto a ponto, se os estabelecimentos estão de acordo com as normas sanitárias. O roteiro de inspeção de salões de beleza tem 48 itens.

Durante as visitas, os técnicos receberão um gabarito que vai acusar se o salão de beleza corresponde aos requisitos de higiene. Em caso contrário, será feita a devida notificação. O estabelecimento terá um prazo para se adequar e, isso não ocorrendo, multas poderão ser emitidas.