PMA apóia iniciativa de universitários para reforçar o combate à dengue

Saúde
14/05/2008 11h58
Início > Noticias > 35058

Na manhã de hoje, quarta-feira, cerca de 25 alunos do curso de Farmácia da Universidade Tiradentes (Unit) visitaram o conjunto Marcos Freire II com o objetivo de orientar os moradores sobre a prevenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue e alertar para os cuidados no uso de medicamentos em caso de suspeita da doença. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que auxiliou a mobilização e cedeu material informativo.

Os estudantes iniciaram os trabalhos na Escola João Batista, com uma palestra voltada para o público infantil. Na ocasião, os universitários explicaram de maneira clara os sintomas da doença e como evitá-la, destacando quais os medicamentos poderiam ser administrados. "Nós utilizamos as palavras do cotidiano das crianças, explicando de forma que elas compreendam e possam combater a dengue", observou Ana Roseli, estudante do 5º período.

A professora Ana Paula Belizária contou que a iniciativa partiu dos professores do curso de Farmácia, que queriam se somar à campanha de combate à doença realizada na capital. "A ação acontece para ajudar a Secretaria Municipal a diminuir o número de casos, por meio do trabalho de prevenção", informou. Ela destacou que alguns medicamentos não devem ser utilizados por pacientes com suspeita de dengue, a exemplo do ácido acetilsalicílico, e também recomendou que os doentes procurem uma unidade de saúde.

Enquanto alguns graduandos estiveram no Marcos Freire II, outra turma ficou responsável pela visita ao bairro Suíça. Foi o primeiro dia de mobilização dos estudantes. "A nossa intenção é continuar o trabalho com o apoio da Prefeitura em outras localidades", relatou a professora.

Os alunos que participam da iniciativa demonstram dedicação. A universitária Elisiane Filgueiras, 5º período, avaliou que a ação é extremamente importante, para toda a população. "Nós da área de saúde devemos atuar ainda mais, já que entendemos a situação de epidemia no Estado", destacou.

O graduando Cleverton Santos, do Centro Acadêmico de Farmácia, explicou que ação tem caráter de extensão acadêmica. "O trabalho está sendo bom por conta do empenho dos estudantes e da comunidade. Estamos combatendo a dengue não só como estudantes, mas também como cidadãos", concluiu.