Conselheiros da Saúde de Aracaju elegem nova Mesa Diretora

Saúde
15/05/2008 10h35
Início > Noticias > 35075

Os 40 membros do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS/AJU) elegeram, nessa terça-feira, dia 13, os dirigentes executivos da Mesa Diretora da entidade. Como presidente foi eleito Marcos Luis Macedo Santana; como vice-presidente, Stella Maris Dornelas de Abreu Moreira; no cargo de primeiro-secretário está José Roque dos Santos; e como segundo-secretário, Alex Barreto Santos.

O ex-presidente do CMS/AJU, Reges Barbosa da Silva dirigiu a Mesa Diretora nas gestões de 2006 a 2008. "Na frente do CMS, experimentei importantes momentos que ampliaram meus conhecimentos sobre a gestão de Saúde pública e também aprendi a ser mais solidário. Deixo a Mesa Diretora de cabeça erguida e com a consciência de ter dado a minha contribuição para o fortalecimento do CMS", disse.

Na próxima reunião ordinária, os conselheiros deverão formar duas comissões de trabalho: a Comissão de Educação Permanente em Saúde e Qualificação Profissional e a Comissão Permanente da Saúde do Trabalhador.

Composição e finalidades

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito de Aracaju e que tem com atribuições aprovar, acompanhar e avaliar a política municipal de Saúde. Compõem o conselho representantes do poder público municipal (gestores), das instituições prestadoras de serviço na área da saúde pública, das categorias profissionais da Saúde e dos usuários do SUS.

Os conselheiros são escolhidos nos Conselhos Locais de Saúde e na Conferência Municipal de Saúde. Do ponto de vista da composição atual do CMS/AJU, integram hoje 40 conselheiros titulares. Desses, 50% são representantes do segmento de usuários; 10% são de trabalhadores da Saúde e 10% da composição estão divididos entre representantes de gestões e de prestadores. A primeira reunião ordinária da nova diretoria do conselho foi realizada no auditório do Complexo CEREST/COEPS, que fica localizado no bairro Areias, 99.

Democracia e representatividade

A eleição para a composição da atual Mesa Diretora do CMS/AJU foi considerada representativa e democrática por todos os segmentos que compõe o conselho. "A Mesa Diretora foi composta numa sabedoria democrática, onde os setores que legalmente compõem o conselho, dentro da capacidade consensual, elegeram cada representante seu. Dessa forma, esse Conselho já sai vitorioso", acredita o presidente do CMS/AJU, Marcos Luis Macedo Santana, representante dos trabalhadores.

"A composição da Mesa Diretora foi democrática e seguiu a sistemática adotada em anos anteriores, onde houve rodízio na indicação dessa composição entre os quatro segmentos. E juntos vamos construir um conselho mais participativo e que contribua para uma a saúde pública cada vez mais cidadã", deseja a vice-presidente, Stella Maris Dornelas de Abreu Moreira.

Para o primeiro-secretário, José Roque dos Santos, titular dos usuários do Sistema de Saúde e Representante da FABAJU, 
a nova Mesa Diretora tem uma composição balanceada, com a participação de todos os segmentos. "Com essa composição daremos continuidade do trabalho que o CMS/AJU vem desenvolvendo ao longo desses anos e que vem fazendo mudanças necessárias revendo o seu regimento para avançar", afirma.