Conselho da Pessoa com Deficiência elege delegados para Conferência Municipal

Família e Assistência Social
19/05/2008 11h04
Início > Notícias > Conselho da Pessoa com Deficiência elege delegados para Conferência Municipal

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPPD) realizou na semana passada a Pré-Conferência Municipal para Pessoas com Deficiência Física. Representantes do Conselho Estadual, instituições não governamentais, secretarias municipais e sociedade civil elegeram os delegados que participarão da Conferência Municipal.

Segundo a presidente do CMPPD, Maria Gorette, a Conferência Municipal ocorrerá no dia 11 de junho, no Espaço Sebrae, a partir das 8 horas. O tema do evento será ´Inclusão, Participação e Desenvolvimento: um jeito novo de avançar´. Serão formados grupos de trabalho que atuarão nas áreas de saúde e reabilitação, inclusão educacional, acessibilidade e LIBRAS.

Um dos integrantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Cláudio Brito, conta que participará da Conferência Municipal para dar sua contribuição. A expectativa dele é que o resultado do encontro possa orientar o trabalho dos gestores na execução de políticas públicas.

A coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Inclusão das Pessoas com Deficiência, Adriana Maria Santos, diz que o intuito do órgão é reforçar as ações de inclusão no Estado. "Apesar de existirem as leis e os decretos, nós sentimos que na prática os direitos dessas pessoas ainda são negligenciados", lembra. Para ela, é válida a interação da Coordenação e os Conselhos na Conferência Municipal para Pessoas com Deficiência Física, pois a soma de esforços resulta em conquistas para esses cidadãos.

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Criado em 2001, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência representa os deficientes da cidade de Aracaju no que diz respeito às questões de inclusão na sociedade. O órgão é ligado à Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O Conselho atua também na resolução de denúncias de atos que prejudiciais aos deficientes.