PMA capacita auxiliares de consultório dentário em biossegurança

Saúde
16/05/2008 17h55
Início > Noticias > 35098

A Prefeitura de Aracaju concluiu na manhã de hoje, sexta-feira, o processo de capacitação teórica em biossegurança de 100  atendentes de consultório dentário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O trabalho foi realizado através de uma parceria do Programa Saúde Bucal com o Programa Saúde do Trabalhador com a Coordenação de Educação Permanente em Saúde (Coeps) e a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa).

Os participantes foram divididos em duas turmas, que contaram com uma semana completa de orientações sobre higiene, biossegurança, saúde e ética dos profissionais no próprio ambiente de trabalho. Segundo a assessora técnica do Programa Saúde Bucal, Agda Freire, os pacientes poderão colher os frutos dessa capacitação. Eles terão a certeza de um tratamento seguro e completo, aliado à competência e serviço de qualidade, características inerentes a nossos atendentes", informa Agda.

Terminada essa primeira etapa, a partir da próxima semana equipes da SMS farão um trabalho de acompanhando das informações repassadas. Os profissionais percorrerão equipamentos da Rede de Atenção Básica (REAB), Rede de Urgência e Emergência (REUE) e Rede de Atenção Especializada (REAE).

"Qualificações como a de desta semana provam que estamos sendo vistos e que a importância do nosso trabalho é reconhecida. Além disso, temos a certeza de que temos um suporte para tirar dúvidas e melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população", afirma a atendente do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco, Joice Guerra.

Esquete

O grupo de teatro ‘A arte de prevenir' esteve presente na capacitação e mais uma vez, mostrou uma forma descontraída e eficaz de aprendizagem. A peça foi montada com o intuito educativo especialmente para o acontecimento. Risadas e aplausos não foram poupados.

No enredo da peça, o grupo de teatro criou um cenário com atendimento fictício realizado no consultório do 'Dr. Coffee Break'. Antes das orientações sobre biossegurança no trabalho, a atendente 'Dona Florinda' aparece em cena demonstrando dificuldades tanto com a higiene do consultório quanto ao acolhimento aos pacientes, que acabam saindo frustrados.

Ainda no teatro educativo, após uma capacitação da SMS, a 'Dona Florinda' demonstrava ter assimilado as orientações. No final, a atendente fictícia se apresentou bastante educada com os usuários, manuseando e utilizando corretamente os materiais higiênicos essenciais, como touca, luvas e instrumentos esterilizados.