Marinete do Saber visita escolas municipais e estimula a leitura

Educação
19/05/2008 09h28
Início > Noticias > 35103

A Marinete do Saber, um ônibus transformado pela Prefeitura de Aracaju em biblioteca móvel, esteve em mais uma unidade da rede municipal de ensino. Desta vez, ela visitou alunos do pré-escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Jovino Pinto, localizada no bairro Aeroporto. A reação da criançada foi de satisfação e supresa. "A tia disse que a gente vinha estudar, só que a gente veio para um ônibus cheio de livros!", disse um dos alunos. E essa foi a mesma reação que tiveram os outros pequenos do pré-escolar.

Desde 2001, a biblioteca visita diversas unidades da rede municipal de ensino e participa de eventos ligados à Educação. No ônibus, há um acervo com mais de três mil livros. Os títulos são voltados para todas as idades, desde os pequeninos até os que estão na 8ª série, ou 9° ano do ensino fundamental, além de obras dedicadas ao professor. Entre as obras mais procuradas estão "Menina bonita do laço de fita", "Contos de fadas", "Maria vai com as outras", "A pior mulher do mundo", "A fada que tinha idéias" e "O pequeno polegar".

"Apesar de já existir há sete anos, somente nos dois últimos é que os professores e coordenadores passaram a ter mais consciência da importância dessa iniciativa. Esse despertar certamente tem a ver com o lançamento da ‘Campanha Pelo Direito de Aprender'. Praticamente todos os dias estamos em alguma escola da rede, sem falar que este ano vamos estar visitando também as unidades da educação infantil", declarou Telma Santos da Silva, responsável pela Marinete do Saber.

No próximo ano, Telma é vai estar no Congresso de Leitura, que acontece em São Paulo. Na ocasião, todo o país poderá conhecer as ações da Marinete. Sempre que o ônibus vai a algum lugar, ele é preparado para receber seus visitantes. Se forem crianças, a recepção é ainda mais especial, com muita música. Esse artifício é utilizado para que os pequeninos entrem muito mais no clima prazeroso e divertido que a leitura proporciona.

"As pessoas têm de parar com essa idéia de que criança e adolescente não gostam de ler, porque isso não é verdade. O que acontece, infelizmente, é que são pouco estimuladas a ingressar nesse mundo encantador. Digo isso porque vejo o quanto ficam entusiasmadas quando entram no ônibus, a alegria que sentem contagia os demais e o resultado é que a Marinete está sempre lotada. Tem dias que acontece uma verdadeira guerra, no bom sentido, porque quem está dentro não quer sair e os de fora querem entrar", contou Telma.

Para a professora Joenilda Dias de Melo Gonçalves, que levou 15 alunos com idade de quatro anos para a Marinete do Saber, ações educativas como esta são sempre importantes, pois fazem com que os alunos enriqueçam ainda mais os conhecimentos que possuem, já que a maneira como a leitura lhes é oferecida contribuir para que eles levem esta prática para o cotidiano, não somente no ambiente escolar. "Sei que depois desse dia, eles estarão mais estimulados à prática da leitura. Tenho certeza que mudarão, para melhor, seus comportamentos em sala de aula. Tomara que a Marinete venha outras vezes, porque estarei levando meus alunos de novo", declarou a professora.