Prefeitura mobiliza sociedade para denunciar abusos contra crianças e adolescentes

Família e Assistência Social
19/05/2008 14h24
Início > Notícias > Prefeitura mobiliza sociedade para denunciar abusos contra crianças e adolescentes

Nada melhor do que as próprias crianças e adolescentes para manifestarem o seu repúdio em relação à violência sexual contra eles próprios. O tema vem sendo lembrado desde o início do mês com palestras de conscientização, oficinas temáticas, peça teatral, distribuição de panfletos e fixação de cartazes em diversos locais da cidade.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), tem como objetivo mobilizar a sociedade para denunciar casos de abuso e exploração sexual. Estão sendo divulgados também no decorrer do mês os serviços oferecidos pela Semasc para as vítimas com acompanhamento psicossocial.

A psicóloga do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) São João de Deus, Poliana de Almeida, destaca os indicadores da violência sexual. "Alguns dos indicadores comportamentais são isolamento, depressão, pensamentos e tendências ao suicídio, queda de rendimento escolar, fuga de casa, agressividade ou apatia, medo, choro constante, distúrbio de sono e alimentação, sem contar com outros fatores que acarretam a vida dessas crianças e adolescentes vítimas dessa violência tão brutal", diz.