Aracaju atrai atenções no I Festival do Nordeste em Brasília

Funcaju
19/05/2008 10h40
Início > Noticias > 35123

O I Festival do Nordeste, que aconteceu de 15 a 18 de maio no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mostrou toda a diversidade cultural dos Estados nordestinos, congregando, entre artistas, produtores, assessores de comunicação, gestores, representantes de diversas prefeituras municipais e outros profissionais ligados à realização do evento, cerca de 800 pessoas. Durante o Festival, Aracaju atraiu atenções de gente de todo o país.

Segundo a coordenação do evento, a capital sergipana deu um verdadeiro show de organização, marcando presença em todos os espaços de divulgação disponíveis. O estande de Aracaju/Sergipe recebeu um público diário de mais de 10 mil pessoas. Os visitantes puderam conferir um ambiente aconchegante, com degustação de pratos e bebidas típicos, exibição de vídeos institucionais e distribuição de material informativo sobre o potencial turístico e cultural do Estado, com foco no Forró Caju 2008.

Quem esteve no estande também pôde dançar ao som da música sergipana. Por iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), 233 artistas representaram Sergipe com apresentações diárias no palco principal, nos dois palcos alternativos, na arena e na área do circo, onde ficavam os estandes regionais.

Os artistas sergipanos participantes da programação foram: Orquestra Sanfônica de Aracaju, Amorosa, Rogério, Trio Juriti, banda Fogo na Saia, os trios pé-de-serra Robertinho dos Oito Baixos, Edgar do Acordeon, Ismael e Os Filhos do Nordeste, Trio Chamego Forró, além dos grupos folclóricos Bacamarteiros de Carmópolis, Parafusos de Lagarto, Banda de Pífano Pilão de Pifi, Quadrilha Unidos de Asa Branca e César Leite com sua boneca Genoveva e o espetáculo teatral Boi de Barro e Fragmentos.

I Festival do Nordeste

Nesta primeira edição do Festival, o Nordeste foi representado por Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Ceará. A pretensão dos organizadores é que o evento faça parte do calendário turístico nacional, dando oportunidade para que os Estados possam mostrar sua cultura e potencial turístico para todo o país.

Segundo o assessor de comunicação da Artway, empresa produtora do evento, Rodrigo Machado, a estrutura foi feita para atender 90 mil. O dia 18 de maio foi a data escolhida para a grande Festa Sergipana, que encerrou o evento com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju, os cantores Amorosa e Rogério, o Trio Juriti e a banda Fogo na Saia no palco principal.

Confira os depoimentos de artistas sergipanos e de outros Estados:

1 - Cézar Leite, com a Boneca Genoveva e o burrinho:
"Está nítido que Sergipe roubou a cena, trazendo artistas profissionais e grupos folclóricos com sua autenticidade transmitindo uma mensagem muito boa. Parabenizo a Prefeitura de Aracaju e a Funcaju pela organização e agradeço o convite para participar dessa grande festa, além de poder dar minha contribuição".

2 - Rogério:
"Este festival para nós artistas sergipanos era tudo o que eu esperava. É Sergipe mostrando a cara".

4 - Betinho Caixa D'água, que toca caixa com a Banda de Pífanos Pilão de Pifi formada por Michel de Paula, Aragão Santos, Edmar Santos e Márcio Tito:
"Estamos aqui representando Sergipe com muito orgulho neste evento que ganhou destaque e repercussão. Graças a este convite, iremos começar a despontar no cenário da cultura popular brasileira. Por isso, agradeço a Prefeitura de Aracaju e a Funcaju pelo convite".