PMA implantará nas escolas projeto de uso racional de medicamentos

Saúde
19/05/2008 14h59
Início > Noticias > 35124

A Prefeitura de Aracaju vai implantar nas escolas municipais o Projeto de Educação em Vigilância, com enfoque na Propaganda e Uso Racional de Medicamentos (Educanvisa). A previsão é que a iniciativa chegue às unidades de ensino no segundo semestre. 

Para tanto, a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) do município de Aracaju já capacitou professores da Rede Municipal, como parte do processo de implementação do Projeto. A idéia é desenvolver ações orientadas para a promoção da saúde no contexto escolar.

Com enfoque no uso racional de medicamentos e na influência provocada pelas propagandas do gênero, a ação é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

"Propusemos a criação de um espaço para debater o tema entre os docentes do Ensino Fundamental e Médio, buscando despertar o senso crítico em relação às estratégias comerciais praticadas pela propaganda de medicamentos", informou o coordenador da Covisa-Aracaju, Francisco Nóbrega.

Os professores, auxiliados pelos profissionais da Covisa, atuarão como multiplicadores de conceitos e práticas relacionadas ao uso racional de medicamentos. Os estudantes deverão ser capazes de identificar os riscos do consumo indiscriminado de antibióticos, por exemplo, e de perceber os perigos das propagandas irregulares de medicamentos.