Programa Praler conclui capacitação de coordenadores da rede municipal

Educação
20/05/2008 10h03
Início > Notícias > Programa Praler conclui capacitação de coordenadores da rede municipal

Acaba de ser concluída a capacitação de 40 horas do Programa de Alfabetização e Leitura (Praler), do Governo Federal, realizado através do Ministério da Educação. O primeiro momento aconteceu durante o mês de abril e a segunda etapa foi realizada este mês. Participaram da capacitação coordenadores e suportes pedagógicos da rede municipal de ensino. A facilitadora do encontro foi a capacitadora do MEC e professora aposentada da rede estadual, Lenilda Lúcia Santos Torres.

O objetivo do encontro, que aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho, localizado no bairro Siqueira Campos, foi dar aos coordenadores da rede a oportunidade de conhecer mais a fundo este programa de alfabetização que é desenvolvido na rede, para que, desta maneira, possam auxiliar os professores polivalentes (que estão nas séries iniciais) envolvidos no programa dentro de cada escola. O Praler está presente em todas as unidades de educação infantil e também junto aos alunos de seis anos nas escolas de ensino fundamental.

"Sempre desenvolvemos as capacitações do Praler com os professores. Mas estes mesmos professores acabaram nos mostrando a necessidade de estender esse conhecimento aos coordenadores, pois quando chegam à sala de aula e tentam implementar os conhecimentos adquiridos muitas vezes encontram dificuldades, porque o coordenador não sabe como funciona a sistemática do Praler. Ao chegarem para essa capacitação, eles perceberam que a dinâmica da coisa é diferente e viram isso já quando entraram na sala onde o curso aconteceu, que foi toda enfeitada com material produzido para esta finalidade", explicou a professora Maria Antônia Arimatéia, coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.

O Praler é destinado às séries iniciais da alfabetização do ensino fundamental. O programa recebe a orientação oficial da rede municipal de ensino e foi muito bem aceito pelos professores, uma vez que atua a orientação participativa e produtiva, como explicou Antônia Arimatéia.