Aracaju é destaque no I Festival do Nordeste em Brasília

Funcaju
20/05/2008 11h52
Início > Notícias > Aracaju é destaque no I Festival do Nordeste em Brasília

O I Festival do Nordeste, que aconteceu de 15 a 18 de maio no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, mostrou toda a diversidade cultural dos Estados nordestinos, congregando, entre artistas, produtores, assessores de comunicação, gestores, representantes de diversas prefeituras municipais e outros profissionais ligados à realização do evento, cerca de 800 pessoas. Durante o Festival, Aracaju atraiu atenções de gente de todo o país.

Segundo a coordenação do evento, a capital sergipana deu um verdadeiro show de organização, marcando presença em todos os espaços de divulgação disponíveis. O estande de Aracaju/Sergipe recebeu um público diário de mais de 10 mil pessoas. Os visitantes puderam conferir um ambiente aconchegante, com degustação de pratos e bebidas típicos, exibição de vídeos institucionais e distribuição de material informativo sobre o potencial turístico e cultural do Estado, com foco no Forró Caju 2008.

Quem esteve no estande também pôde dançar ao som da música sergipana. Por iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), 233 artistas representaram Sergipe com apresentações diárias no palco principal, nos dois palcos alternativos, na arena e na área do circo, onde ficavam os estandes regionais.

Os artistas sergipanos participantes da programação foram: Orquestra Sanfônica de Aracaju, Amorosa, Rogério, Trio Juriti, banda Fogo na Saia, os trios pé-de-serra Robertinho dos Oito Baixos, Edgar do Acordeon, Ismael e Os Filhos do Nordeste, Trio Chamego Forró, além dos grupos folclóricos Bacamarteiros de Carmópolis, Parafusos de Lagarto, Banda de Pífano Pilão de Pifi, Quadrilha Unidos de Asa Branca e César Leite com sua boneca Genoveva e o espetáculo teatral Boi de Barro e Fragmentos.

I Festival do Nordeste

Nesta primeira edição do Festival, o Nordeste foi representado por Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Ceará. A pretensão dos organizadores é que o evento faça parte do calendário turístico nacional, dando oportunidade para que os Estados possam mostrar sua cultura e potencial turístico para todo o país.

Segundo o assessor de comunicação da Artway, empresa produtora do evento, Rodrigo Machado, a estrutura foi feita para atender 90 mil. O dia 18 de maio foi a data escolhida para a grande Festa Sergipana, que encerrou o evento com a apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju, os cantores Amorosa e Rogério, o Trio Juriti e a banda Fogo na Saia no palco principal.

Público

O estande de Aracaju montado no I Festival do Nordeste foi o mais procurado pelo grande público, entre brasilienses e turistas, em virtude de ser o mais bem decorado, o maior número de espetáculos culturais e também pelo fato de toda a equipe da Funcaju estar empenhada em oferecer um atendimento hospitaleiro aos visitantes.

Aproximadamente 40 mil pessoas passaram pelo estande, prestigiando a cultura sergipana, conhecendo os produtos turísticos da região e matando a saudade da nossa terra.

Confira alguns depoimentos do público:

- Mayre Silveira, rio grandense do norte que reside em Brasília há 30 anos
"Estou maravilhada! O brasiliense adora o Nordeste, mas conhece muito pouco a cultura. Por isso, este festival deveria ser o ano todo. Aracaju está investindo muito no turismo".

- Inez Guedes, mineira residente em Brasília há 16 anos
"Sergipe é o melhor Estado até agora no festival. Só dá Sergipe. Isso porque, com certeza, foi o Estado que participou mais"

- Daniel Bradly, funcionário do Ministro do Desenvolvimento e de Combate à Pobreza do Governo Britânico, residente em Brasília há sete meses
"É maravilhoso conhecer culturas tão ricas e diversas. A minha família está curtindo muito o evento e adorei Sergipe"

- Salete Aires, paraibana tia de Cacá do Forró, que se apresentou no festival
"Adorei este evento por ter atraído pessoas de várias idades. Tenho muita vontade de conhecer Sergipe e já ouvi falar que o povo é muito hospitaleiro"

- Luiz Carlos, sergipano de Cristinápolis residente em Brasília há seis anos
"Sergipe neste evento foi uma descoberta que me deixou muito feliz. Tem dois anos que não vou à minha terra e ver o meu Estado sendo representado na íntegra é maravilhoso"

- Lucy Mirian, sergipana que há dois anos mora em Brasília
"A programação de Sergipe está ótima. Parabenizo a Funcaju pela divulgação. Nós que estamos longe conseguimos matar as saudades"

- Antônio Carlos, sergipano que há cinco anos mora em Brasília
"Estou muito feliz pelo investimento em divulgação"

- Fernando Ferro, deputado federal (PE)
"Aqui é um espaço totalmente apropriado por ser a capital de todas as regiões, além de ser uma excelente vitrine para os demais Estados. É uma festa muito bonita e de reencontros dos oriundos de outras localidades com as suas respectivas culturas. E Sergipe tem se destacado por ser em Estado de manifestação cultural sólida"

- Augusto Góis, sergipano de Itabaiana, assessor de comunicação da Petrobras, residente em Brasília há 15 anos
"Aqui neste estande não está sendo mostrado e vendido apenas o Forró Caju, mas sim, Sergipe com suas comidas típicas, folclore, pontos turísticos, por meio de um excelente material de divulgação. Nós temos o que mostrar para o mundo".