Prefeitura promove Encontro entre Conselhos Municipais de Direitos

Família e Assistência Social
20/05/2008 15h27
Início > Notícias > Prefeitura promove Encontro entre Conselhos Municipais de Direitos

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) iniciou na manhã da última, segunda-feira, 19, no auditório do Hotel Aquários, o I Encontro dos Conselhos Municipais Vinculados à Estação Cidadania. O evento que se encerrará amanhã, quarta-feira, tem o objetivo de integrar todos os conselhos e construir uma proposta de plano de ação decenal de políticas públicas.

Na abertura do Encontro, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, enfatizou a importância do evento para a gestão democrática e transparente. "A melhor forma de consolidação das políticas públicas é a discussão, por isso esperamos um diálogo aberto, crítico e construtivo nesses dois dias de evento", informou.

Rosária ainda destacou que o encontro apresenta um caráter fundamental não apenas para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), mas também para administração municipal. "Nós teremos a oportunidade de discutir a intersetorialidade entre as políticas públicas e sociais", relatou.

De acordo com a gerente de Capacitação da Semasc, Albany Mendonça, a ocasião consiste na capacitação dos conselheiros municipais. "Pela manhã discutimos o controle social nas políticas públicas e o papel dos conselheiros no exercício do controle social", lembrou.

Já no período da tarde foi a vez de expor as experiências e agendas de trabalho de cada conselho, para que na manhã da quarta-feira possa ser construída uma agenda coletiva de trabalho, visando a construção do plano decenal. "Queremos que a capacitação possa estreitar os laços entre os conselhos do município na construção de uma agenda de trabalho unificada", ratificou.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lucinda Melo, o importante é que não exista o fracionamento dos conselhos. "Estamos em um momento de mudança e de fortalecimento dos direitos de assistência", observou. A coordenadora da Estação Cidadania, Maria Ilza Santos, destaca que a integração dos conselhos contribuirá para uma agenda coletiva. "São os conselhos que dão o suporte às ações de políticas públicas", reforçou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jean de Paula Santos, conta que o intuito do seu órgão é consolidar não apenas a prioridade absoluta da criança e do adolescente, mas também as propostas de todos os outros conselhos. Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, disse que "essa oportunidade é muito interessante para trabalhar em parceria".

"Esse é um momento ímpar, em que a Prefeitura Municipal de Aracaju e a Estação Cidadania estão de parabéns", declarou o Antônio Cláudio, presidente do Conselho da Terceira Idade. Ele informou ainda que apresentará no encontro o planejamento do órgão, baseado na diretriz maior do conselho que é formatar a política municipal de apoio e defesa do idoso. "Nós queremos dar os parabéns por esse primeiro encontro, pois é necessária a capacitação constante dos conselheiros", relatou Yolanda de Oliveira, responsável pelo Conselho Gestor do Programa Bolsa-Família.

A secretária Rosária Rabelo espera que os resultados do encontro possam contribuir ainda mais para inovação das ações de políticas públicas. "Nós esperamos sair daqui com um documento em que o conjunto de conselhos possa apresentar a administração municipal uma série de encaminhamentos e sugestões para consolidação de Aracaju como a melhor cidade de qualidade de vida do país", complementou.