Em homenagem ao mês das mães e das noivas, a Prefeitura de Aracaju através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), realiza durante todo este mês de maio a exposição de artesanatos das artistas Selma Prata e Bernadete Aguiar. O público pode encontrar vários tipos de peças, que vão desde o crochê, colchas de fuxico e bijuterias até materiais mais trabalhados, como bonecas feitas com papel jornal e abajures feitos através da técnica de decoupagem, totalizando cerca de 400 trabalhos expostos.
Bernadete Aguiar fala que a arte de produzir peças artesanais está no sangue. "Quando pequena via minha mãe fazer colchas, pintura em tela e fuxico, mas não ligava muito, talvez devido a pouca idade. O tempo foi passando e adquiri interesse pelo artesanato. Hoje faço isso com amor". Através dos ensinamentos passados pela mãe, as artistas, que também são irmãs, foram ao longo do tempo adquirindo conhecimento e se especializando através de técnicas. Hoje as artesãs trabalham em seu próprio ateliê, chamado 'O Pulo do Sapo', localizado no bairro Pereira Lobo.
A artesã Selma Prata, que tem como sonho viver do artesanato, explica que as exposições facilitam a divulgação dos produtos. "O Mirante da 13 de Julho é o local propício para o artista ser visto, pois o acesso aos turistas é imenso", afirma. Atualmente os artesanatos são exportados para os estados de Alagoas, o Distrito Federal, além da Suíça.
As peças fazem tanto sucesso que já foram expostas em diversos locais, entre eles a Feira das Orquídeas, realizada no shopping Jardins; a Casa Aracaju, no Instituto Luciano Barreto Junior. O visitante que tiver interesse em levar qualquer peça para casa poderá adquirir no local. A exposição segue no Mirante até o próximo dia 28 e a entrada é franca.