PMA promove palestras educativas para beneficiários do Bolsa Família

Família e Assistência Social
23/05/2008 10h20
Início > Noticias > 35181

A Saúde da Mulher foi o tema da palestra promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), para os beneficiários do Programa Bolsa Família. O evento aconteceu na manhã da última quarta-feira, 21, na Central de Atendimento do Centro Administrativo Professor Aloísio Campos. A atividade sócio-educativa faz parte do Projeto ‘Cidadania em ação: compartilhando informação' (Ceapi), que está sendo desenvolvido pela equipe técnica da Semasc com o objetivo de humanizar o serviço na central e trazer satisfação para os beneficiários do programa.

Dentro da programação, a gerente de benefícios eventuais e do plantão social da Semasc, Sandra Magna de Rezende Xavier de Carvalho, esclareceu dúvidas sobre o programa Bolsa Família e sobre o serviço prestado pela Central de Atendimento, enfatizando questões referentes aos benefícios eventuais concedidos pela Prefeitura de Aracaju para as famílias que necessitam de um atendimento emergencial.

Sandra Magna pontuou alguns aspectos da ação. "Nós estamos realizando semanalmente essas atividades a fim de humanizar o atendimento aqui na central e a palestra de hoje faz parte da programação especial destinada às mulheres em alusão ao mês das mães. Pensando nisso nós trouxemos uma enfermeira para esclarecer dúvidas relativas a doenças femininas e aproveitamos também para reforçar a intersetorialidade das políticas no município de Aracaju", explicou a gerente.

Dando seqüência à atividade, a enfermeira do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Carolina Miranda, abordou temáticas ligadas à prevenção de doenças femininas, como o câncer do colo do útero. Para Ana Carolina, a oportunidade foi bastante positiva. "O mais importante é que esses espaços permitem uma aproximação maior entre o profissional e o usuário de forma simples e esclarecedora. É fundamental também que através desses espaços o usuário possa entender a rede de saúde e saber onde encontrar os serviços adequados para cada necessidade", destacou.

Na oportunidade, a enfermeira exemplificou alguns métodos anticonceptivos e mostrou como a camisinha feminina pode ser utilizada sem constrangimento e de forma prazerosa. Para a dona de casa Renata Gomes Cavalcante, 34, a atividade foi muito importante. "Eu gostei bastante de participar dessa atividade hoje. Aqui eu pude tirar muitas dúvidas e aprender muitas coisas novas que eu desconhecia. Além disso a gente não fica entediada com a espera para o atendimento", ressaltou.

Dona Josefa Conceição Neta, 58, também aplaudiu a iniciativa da Semasc. "Eu estou muito satisfeita por ter participado desse evento hoje, porque a enfermeira me explicou muita coisa e prevenir problemas de saúde é sempre bom. Com certeza foi uma oportunidade única", revelou.

Além das palestras informativas, os beneficiários do Bolsa Família que estiveram presentes na Central de Atendimento, foram agraciados com a presença do coral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão, e ainda sorteio de brindes e um delicioso café da manhã.