PMA inaugura mais um Centro de Atendimento Psicossocial na quarta-feira

Saúde
26/05/2008 15h53

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) inaugura na próxima quarta-feira, dia 28, às 17 horas, mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O nome dado ao novo Caps é uma homenagem à ativista comunitária Jael Patrício de Lima. A inauguração será realizada na sede do novo Caps, que fica no bairro Cidade Nova (Pau Ferro).

A Rede de Atenção Psicossocial (Reap) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai contar agora com seis Centros: Caps Vida (Infância e Adolescência) Caps David Capistrano, Caps Liberdade Wilson Rocha, Caps Arthur Bispo do Rosário, Caps A/D Primavera (Álcool e outras Drogas) e o futuro Caps Jael Patrício. Além dos Caps, a saúde municipal mantém a Urgência em Saúde Mental no Hospital São José.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde Marcos Ramos, a PMA cria o novo centro psicossocial pensando em melhor acolher a população que necessita desse tipo de serviço. "Estamos atendendo reivindicações de usuários e trabalhadores referendadas nas VII e VIII Conferências Municipais de Saúde", reforçou.

Os Caps são um serviço aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS) e atendem a usuários que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Os centros psicossociais oferecem atendimento médico e psicológico, oficinas terapêuticas, atividades esportivas, visitas domiciliares e acompanhamento aos moradores das residências terapêuticas. O Caps Jael Patrício justamente será um centro que se diferenciará por realizar atendimento 24 horas.

Estrutura

O Caps Jael Patrício de Lima funcionará 24 horas em todos os dias da semana e feriados, em uma sede construída para esse fim. Da estrutura, o centro ganha dois leitos (feminino e masculino); três consultórios; farmácia, posto de enfermagem, cinco salas de oficinas/grupo de terapia; copa; refeitório; sala de administração, recepção; espaço convivência; sala de repouso de funcionários e cerca de 10 banheiros (masculino e feminino).

Quanto aos recursos humanos, a equipe do Caps é multidisciplinar: psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, oficineiros, administradores e gerente.

Homenagem

A homenageada com o nome do novo Caps é a líder comunitária Jael Patrício de Lima, que nasceu em 18 de junho de 1959 e faleceu aos 49 anos, no dia 17 de setembro de 2007. Ativista de movimentos populares, uma de suas trajetórias foi a luta pela efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela foi conselheira local de saúde, por três mandatos, da Unidade de Saúde da família (USF) Renato Mazze Lucas.

Dentre outros mandatos populares, Jael Patrício foi conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; coordenadora Nacional da Marcha Mundial das Mulheres e coordenadora Estadual do Movimento das Mulheres (Movedim). Das principais bandeiras, Jael defendia os direitos da mulher.