Saúde Municipal garantirá tranqüilidade aos forrozeiros no Forró Caju 2008

Saúde
27/05/2008 09h39

A programação foi divulgada e o Forró-Caju 2008 se aproxima. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) já está se organizando para um dos maiores eventos ao ar livre do Brasil. O objetivo é prover uma infra-estrutura capaz de garantir a tranqüilidade e segurança relacionada à saúde dos forrozeiros, durante os 15 dias de festa.

Para a consolidação do compromisso da PMA com a sociedade aracajuana, entrarão em ação a Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), o programa DST/Aids do município e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - 192 Aracaju).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montará um mini-hospital composto por sala de observação, unidade de estabilização, sala de repouso, almoxarifado e farmácia. Dando suporte a essa estrutura, serão montados uma unidade avançada, duas básicas e um carro rápido para eventuais transferências de casos mais graves.

A função do Samu é atender os casos de urgência e emergência e estabilizar o quadro clínico do paciente. Dependendo do caso, o paciente é encaminhado imediatamente para os hospitais municipais Desembargador Fernando Franco (zona sul), Dr. Nestor Piva (zona norte) e a urgência do Hospital São José. Todos estão prontos para receber os casos mais graves.

A Vigilância Sanitária montará um posto com equipes prontas para fiscalizar e garantir a higiene do local. As barracas de comida que venderão no Forró-Caju serão alertadas para manter o bom acondicionamento dos produtos e do próprio estabelecimento. Nesse contexto, quem descumprir as regras e colocar em risco a saúde da população, será punido. Não só os alimentos, mas outras estruturas do "arraial ao céu aberto" serão monitoradas.

Com a presença já consagrada em todos os eventos de grande porte de Aracaju, o programa DST/Aids também será representado no Forró-Caju deste ano. O programa marcará presença por meio do Ponto da Prevenção, que fará distribuição de preservativos e panfletos informativos, durante todos os dias da festa.

De acordo com o secretário da SMS, Marcos Ramos, a atuação da SMS tem cumprido seu papel no tocante à garantia e à promoção da saúde dos forrozeiros sergipanos e a dos turistas que visitam a festa anualmente. "A SMS será bem representada no Forró Caju. A estrutura da secretaria sempre garante a qualidade e a tranqüilidade da festa no que concerne à saúde das pessoas que vêm se divertir todas as noites", enfatiza o secretário.

"Vale ressaltar que a atuação da SMS contribui para o sucesso do evento, que já é marco no calendário festivo da capital sergipana. Cumpriremos nosso papel, que é atender da melhor forma possível as pessoas presentes neste espaço. O Forró Caju é uma festa tranqüila, apesar da grande estrutura. A gente torce para que seja assim até o último dia", finalizou Marcos Ramos.