Prefeitura de Aracaju realiza confraternização de encerramento do Projeto Jovem Cidadão

Assistência Social e Cidadania
27/05/2008 09h54

Emoção e alegria foram os principais sentimentos que marcaram o encerramento do Projeto Jovem Cidadão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira no auditório do Centro de Criatividade. Assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais comandaram uma seqüência de homenagens aos 80 adolescentes, inseridos no projeto.

Para a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg Leite, onde o projeto foi desenvolvido, o momento é de nostalgia. "O sentimento é de imensa saudade e desejo de muita felicidade e realização para esses meninos e meninas que passaram pelo projeto", revelou Maria Íris da Silva Nascimento. "Eu tenho certeza que o projeto foi muito importante no âmbito da aprendizagem e oportunidade, todos os projetos desenvolvidos pela Semasc, conseguem desenvolver muito bem esse papel de difusor de cidadania e o Jovem Cidadão foi com certeza um marco", observou.

A jovem Lucicleide Santos Silva, 16, não escondeu a emoção. "Eu passei dois anos e meio no projeto e muito do que eu sei foi nele que aprendi, consegui fazer amizades verdadeiras e aprender coisas importantes para o meu futuro, estou sentindo uma imensa saudade mais também estou grata por tudo que fizeram por mim durante esse tempo", destacou a jovem. "O projeto representou tudo na minha vida, muito do que sou hoje foi graças ao Jovem Cidadão, além de me divertir bastante eu pude aprender muita coisa nova, informática, artes manuais e também fiz amigos. Com certeza valeu tudo que vivi durante um ano no projeto", ressaltou Elaine Santos Andrade, 16.

Para a assistente social Carla Vanessa Dória, que coordenou durante três anos e meio o projeto, o Jovem Cidadão foi uma experiência de vida. "Foi uma experiência fantástica que me ofereceu um aprendizado profissional e acima de tudo pessoal, desde o início notava-se o entrosamento de toda equipe técnica da Semasc em oferecer o melhor serviço para esses meninos marcados pela desigualdade social, com certeza vai deixar saudade", ressaltou.

História

Em fevereiro de 2003 foi inaugurado no Centro Social Urbano (CSU) Professor Gonçalo Rollemberg Leite, atual Creas Gonçalo Rollemberg Leite, o projeto Criança Cidadã, que atendia crianças e adolescentes em trajetória de vulnerabilidade social. O objetivo principal era retirá-las das ruas e conseqüente reintegrá-las na sociedade. Além de promover palestras que tratavam de temas transversais, de ofertar auxílio de transporte e atendimento em hospitais e postos de saúde da cidade, e de oferecer orientação psicológica, o programa disponibilizava ainda diversas oficinas de formação artística e esportiva, tais como: Capoeira, Karatê, Artes, Dança, Música, Percussão, Inglês e a oficina profissionalizante de serigrafia. No início de 2008 o Projeto Criança Cidadã passou a se chamar ´Jovem Cidadão´.

Projovem

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (Projovem), é um componente estratégico da política nacional da juventude, do governo federal. Para que não haja duplicidade na execução das ações, a partir de junho desse ano, os adolescentes inseridos no Jovem Cidadão, irão migrar para o ProJovem, que pretende além da realização das atividades habituais trazer uma nova dinâmica de trabalho capaz de inseri-los também no mercado de trabalho.