A Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia hoje, quarta-feira, a Semana de Combate ao Fumo. O evento, realizado pela segunda vez, ocorre até a próxima sexta-feira, dia 30. O objetivo é fornecer aos moradores do Conjunto Médici e adjacências informações sobre os males causados pelo tabaco.
Na última quarta-feira, dia 21, houve reuniões de planejamento entre a gestão, corpo de funcionários, agentes de saúde e moradores da região. "Estamos preparando tudo em conjunto. Trabalhamos com a perspectiva de repetir o sucesso da Semana Anti-tabagismo do ano passado, que atraiu várias pessoas", é o que afirma a gerente da USF Ávila Nabuco, Nancy Batista.
Para atingir o objetivo esperado, além da confecção de material educativo, a unidade vai contar a presença de diversos palestrantes. Eles vão abordar a questão do fumo diante das mais diversas perspectivas, desde a questão da qualidade de vida até o impacto ambiental e financeiro. Durante o evento, um ex-fumante também dará depoimento sobre os benefícios originados por ter se afastado do cigarro.
Programação
Hoje, quarta-feira
9h - Palestra sobre fumo. Ênfase no impacto financeiro e ambiental
9h30 - Depoimento de um ex-fumante
Quinta-feira, dia 29
7h30 - Palestra sobre fumo e saúde bucal
8h30 - Palestra sobre o fumo e as suas conseqüências para a saúde
Sexta-feira, dia 30
8h - ‘Saúde na Feira'. Exposição de fotos, distribuição de cartazes e folderes educativos na tradicional feira do Conjunto Médici