Prefeitura de Aracaju contribui na produção de documentários

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2008 13h04

Acontece nesta tarde, às 16 horas, o lançamento da quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro (DocTV). Com o tema "Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários" , o programa do Ministério da Cultura (MinC) viabiliza a regionalização da produção audiovisual e articula um circuito de teledifusão garantindo um mercado para o documentário para brasileiro. A organização estadual é da Aperipê TV junto com Governo do Estado e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), Banco do Nordeste e com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas/SE (ABD/Estadual).

O DocTV IV premiará 35 projetos nos 27 estados da Federação, cada um com orçamento de 110 mil reais. Outros documentários poderão ser realizados com recursos da Carteira Especial, que consiste no apoio financeiro organizado pelos Pólos Estaduais do programa. Em Sergipe, a Prefeitura Municipal e a Fundação Aperipê financiarão mais um contrato de co-produção de mesmo orçamento. Com isso, os realizadores sergipanos participarão do programa com dois documentários, totalizando um investimento de 220 mil reais no estado.

Novidade

Nesta edição, além da Oficina de Desenvolvimento de Projetos, que reúne autores dos projetos selecionados com documentaristas renomados como Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel e Ruy Guerra, o programa promoverá a Oficina de Desenho Criativo de Produção voltada para os diretores de produção dos documentários escolhidos.

Durante o lançamento será exibido o vídeo promocional produzido pela coordenação executiva do DocTV e suas peças de divulgação. Ocorrerá também a apresentação do júri, em que participarão representantes da Aperipê TV, da Secretaria de Cultura do Estado, da ABD Estadual, da Secretaria do Audiovisual e da coordenação executiva do DocTV.