PMA promove curso profissionalizante para mães desempregadas atendidas pelo Bolsa Família

Família e Assistência Social
28/05/2008 17h20
Início > Notícias > PMA promove curso profissionalizante para mães desempregadas atendidas pelo Bolsa Família

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início ontem, terça-feira, ao Curso de Atendimento ao Público, cuja turma é formada por beneficiários do Bolsa Família. A capacitação gratuita é promovida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem como objetivo qualificar jovens e adultos carentes para o mercado de trabalho, especialmente mães desempregadas.

A aula inaugural aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) José Rollemberg Leite e foi ministrada pelo instrutor Edson Santos Vieira. "Nossa meta é formar e informar as pessoas atendidas pela Semasc sobre o mercado de trabalho com conteúdos diversos sobre perfil do consumidor, serviços e produtos, capital de giro e fluxo de caixa, informações importantes para um bom atendimento ao público", revelou Edson.

Segundo a gerente do programa de Inclusão Produtiva da Semasc, Anna Boeger, o empreendorismo é a meta dos cursos de inclusão produtiva que são desenvolvidos nos centros de referência em assistência social e unidades socioeducativas para famílias. "Esta é uma seqüência de outros cursos, cujo objetivo é fazer com que essas famílias construam o seu próprio negócio", explicou.

Anna ainda explicou que entre os participantes do curso, há as mulheres beneficiadas pelo Bolsa Família que se tornaram mães recentemente e passaram por um outro curso, de Gestação, promovido pelo Instituto GBarbosa em parceria com a PMA. "Abrimos esta turma especialmente para elas, que somente agora, puderam participar deste curso, devido o período de amamentação pelo qual estavam passando", acrescentou a gerente.

Para a dona de casa Francielma Santana França, 20 anos, essa oportunidade foi muito importante, pois ela afirma que jamais teria condição financeira para se inscrever num curso desses. "Estou achando ótimo. Esse tipo de conhecimento é de suma importância para se conseguir uma vaga no mercado de trabalho, já que hoje, é preciso que o trabalhador se capacite cada vez mais", comentou.

"Este não é o primeiro curso que participo aqui no Cras José Rollemberg Leite. Fiz parte do Curso de Gestação do Instituto G. Barbosa, quando estava grávida, e aprendi muitas coisas. Agora estou me preparando para trabalhar em alguma empresa ou abrir o meu próprio negócio. Por isso, quero agradecer e parabenizar a Prefeitura de Aracaju por esta oportunidade, assim com o Sebrae também", acrescentou.

Já a também dona de casa Márcia Lima Rodrigues, 28 anos, não conseguiu esconder sdua felicidade. "É uma maravilha estar participando de um curso como este, rico em conteúdo, e saber que poderemos entrar no mercado de trabalho rapidamente, sem nenhuma burocracia, porque estamos sendo capacitados. Esta é uma oportunidade única para todas as mães aqui presentes", registrou a jovem mãe.

"Este é um sacrifício que vale, pois mesmo tendo que trazer nossos filhos conosco, a gente não pode perder. Logo, logo, teremos retorno daquilo que adquirimos, pois além de disputarmos uma vaga na área de atendimento ao público, ainda poderemos abrir uma cooperativa ou nossa própria empresa. Tudo isto é gratificante e o Cras é muito importante para toda comunidade e tem nos ajudado muito", reforçou Márcia.