A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) deu início hoje, quarta-feira à segunda edição da Semana de Combate ao Fumo na Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), O evento busca conscientizar os moradores do Conjunto Médici e adjacências sobre os males causados pelo tabaco. A programação segue até sexta-feira, dia 30.
Neste primeiro dia de atividades, o saguão da unidade ficou repleto de pessoas, que não pouparam atenção à palestra sobre o impacto financeiro da presença do fumo no cotidiano. "A perspectiva é multidisciplinar. O cigarro é prejudicial em vários sentidos, pois faz mal à saúde, ao meio ambiente e tem impactos econômicos e financeiros que muitas vezes passam despercebidos na vida dos cidadãos", informa a gerente da USF Ávila Nabuco, Nancy Batista.
Os presentes também presenciaram o depoimento do professor aposentado Juraci Santos. Ex-fumante, ele falou sobre os benefícios por ter largado o vício do cigarro. "Parei de fumar desde outubro do ano passado, mas já posso perceber uma melhoria significativa na minha vida. Agora eu respiro e me alimento melhor, tenho mais disposição, meu olfato está mais apurado e não tenho mais crises de tosse como antes", afirma Santos.
O aposentado frisou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o feito que considera uma das maiores conquistas de sua vida. "Houve muita determinação pessoal, mas não conseguiria sair do vício sem a ajuda dos profissionais da SMS, principalmente da USF Ávila Nabuco. Eles nunca hesitaram em me dar o suporte devido. Para quem deseja largar o fumo, a dica é essa: tenha mais amor à vida", diz emocionado.
Programação
Amanhã, quinta-feira
7h30 - Palestra sobre fumo e saúde bucal.
8h30 - Palestra sobre o fumo e as suas conseqüências para a saúde.
Sexta-feira, dia 30
8h - ‘Saúde na Feira'. Exposição de fotos, distribuição de cartazes e folderes educativos na tradicional feira do Conjunto Médici.