PMA implanta Projeto Feira Livre no bairro Santa Maria

Formação para o Trabalho
29/05/2008 14h23
Início > Noticias > 35271

Está prevista para o mês de julho a implantação do Projeto Feira Livre, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju que envolve a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP), Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Sebrae.

Esta semana o presidente da Fundat, Carlos Magno Costa Garcia, entregou ao secretário do OP, Rômulo Rodrigues, os projetos que tratam dos financiamentos para aquisição de equipamentos para os feirantes. A feira modelo será no Bairro Santa Maria.

A proposta, que deve gerar trabalho e renda, é resultado de uma plenária realizada no Bairro Santa Maria. Pelo projeto, o fornecimento das mercadorias será feito diretamente do produtor aos feirantes, descartando os atravessadores. Desta forma, os feirantes comprarão os produtos mais baratos e, conseqüentemente, repassarão com preços mais acessíveis ao consumidor, que poderá também fazer as compras utilizando cartões de crédito.

Qualificação

Integrando-se ao Projeto, a Fundat oportunizou diversos cursos para os feirantes, a exemplo de atendimento ao cliente, técnicas de vendas e negociações, procedimento de higiene e manipulação de alimentos. No total, são mais de 150 moradores do bairro Santa Maria que participarão da feira.

A Fundat, por meio do programa Credpovo, também está elaborando os projetos para financiamento. Os feirantes irão adquirir barracas, balcões frigoríficos, balanças e outros equipamentos, além de capital de giro. Carlos Magno entregou os projetos ao secretário Rômulo Rodrigues. "Nós da Fundat, somos um órgão voltado para a capacitação e a geração de trabalho e renda. É uma honra sermos parceiros e, principalmente contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitos cidadãos residentes no Santa Maria".

Rômulo Rodrigues lembrou que o projeto Feira Livre tem como objetivo oferecer à população produtos de boa qualidade, com preços compensadores, em espaços com boa infra-estrutura. "A nossa proposta também é incentivar a produção e a comercialização de produtos, o que resulta em trabalho e renda".