Edvaldo Nogueira inaugura moderno Centro de Atenção Psicossocial na Zona Norte

Saúde
29/05/2008 08h02
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira inaugura moderno Centro de Atenção Psicossocial na Zona Norte

Referência nacional na área de saúde mental, Aracaju acaba de ganhar o novo Centro de Atenção Psicossocial Jael Patrício de Lima (Caps III), uma avançada e moderna unidade de tratamento para vítimas de transtornos como psicoses, neuroses e depressões que funcionará 24 horas no loteamento Pau Ferro, bairro Santos Dumont, Zona Norte da cidade. A inauguração ocorreu na noite de ontem, quarta-feira, em solenidade conduzida pelo prefeito Edvaldo Nogueira e prestigiada por autoridades, especialistas, lideranças comunitárias e representantes dos movimentos sociais.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 1 milhão na construção das instalações e na pavimentação das ruas do entorno. Com esse importante reforço, a Rede de Atenção Psicossocial (Reap) da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Aracaju (PMA) passa a contar com seis centros: Caps Vida (Infância e Adolescência), Caps David Capistrano, Caps Liberdade Wilson Rocha, Caps Arthur Bispo do Rosário e Caps A/D Primavera (Álcool e outras Drogas). Além dessa rede de atendimento permanente, o município mantém ainda a Urgência em Saúde Mental no Hospital São José.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que essa obra reflete a nova política de assistência psicossocial implantada no município a partir de 2001. "Nós resolvemos mudar o tratamento das pessoas que têm sofrimento mental, oferecendo dignidade e respeito para homens e mulheres que devem ser tratados como todos os cidadãos. Substituímos as clínicas, que eram depósitos de seres humanos, por Caps dotados de psiquiatras, psicoterapeutas e toda a estrutura necessária para uma integração rápida à sociedade e o retorno ao convício familiar", ressaltou.

Edvaldo Nogueira reafirmou o compromisso da atual administração com a prestação de serviços de qualidade para a população e a correta aplicação dos recursos públicos. "É com muita alegria que venho aqui hoje entregar a essa comunidade mais uma unidade completa e bem instalada, que oferecerá um atendimento de primeiro mundo às pessoas pobres que sofrem de transtornos mentais. Venho de uma geração comprometida com a democracia e a inclusão social. É por isso que tenho priorizado aqueles que mais precisam", destacou.

O prefeito expressou sua satisfação por ter escolhido o nome da ativista comunitária Jael Patrício de Lima para dar nome a esse avançado equipamento de saúde mental. "Foi uma mulher que lutou como ninguém para que os moradores da periferia tivessem acesso à saúde e à dignidade. Como militante dos movimentos sociais, teve uma participação muito importante na construção desse Caps e da política municipal de saúde. Apesar de ter morrido precocemente, deixou vivo entre nós o seu exemplo e cedo entendeu que o remédio para quem quer mudar as coisas é lutar por seus direitos", lembrou.

Marco

Para o secretário Estadual de Saúde, Rogério Carvalho, essa obra é um marco na história da atenção psicossocial em Sergipe. "Não existe nenhum estabelecimento de saúde mental no Estado com essa qualidade. E em poucos lugares do Brasil podemos encontrar unidades desse porte para a população carente. Só faz isso que tem compromisso com o povo, quem acredita que as pessoas merecem respeito e dignidade; só faz isso quem é honesto e aplica bem recursos públicos. Estamos diante de uma administração da qual podemos nos orgulhar e que levou nossa cidade à condição de capital de melhor qualidade de vida do Brasil", enfatizou.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Marcos Ramos, a eficiência na prestação dos serviços, a competência da equipe e interação com a comunidade foram as chaves que fizeram da rede Caps de Aracaju uma referência no país. "Isso mostra que temos um norte ao privilegiarmos uma região de grande densidade populacional que era carente dessa estrutura de saúde mental. Vamos interagir ainda mais com a comunidade e montar um aparado social para oferecer um atendimento à altura do morador da Zona Norte", garantiu.

Homenageada

A família de Jael Patrício não conteve a emoção de ver sua luta eternizada numa obra de grande impacto social. "Isso nunca aconteceu com uma pessoa movimento popular. Para nós que representamos Sergipe esse é um marco na nossa história. Isso aqui é um presente que está sendo dado para todos nós: amigos, familiares e moradores do Santos Dumont, um bairro que minha mãe ajudou a criar e pelo qual dedicou os melhores anos da sua vida", declarou a coordenadora estadual e nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP), Roseane Patrício, filha da homenageada.

A ativista Jael Patrício de Lima nasceu em 18 de junho de 1959 no município de Arcoverde, sertão de Pernambuco, e aos 12 anos veio morar em Aracaju em companhia do pai, o pastor Francisco Patrício, que recebeu a missão de fundar uma Igreja Evangélica no 18 do Forte. Ainda adolescente casou-se com o enfermeiro José Raimundo dos Santos, com quem teve três filhos. No Santos Dumont intensificou a atividade social, inicialmente dando aulas de reforço às crianças da Igreja e, depois, realizando trabalhos comunitários.

Sua atuação foi tão marcante, que em pouco tempo tornou-se uma importante liderança conhecida até nacionalmente. Ocupou postos importantes no movimento popular, dentre os quais a coordenação estadual e nacional da CMP, da Marcha Mundial de Mulheres e do Setorial Nacional de Mulheres. Também foi coordenadora no Nordeste do Fórum Nacional de Reforma Urbana, conselheira municipal e estadual da Saúde e conselheira estadual do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Morreu em 17 de setembro de 2006, aos 47 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os moradores da região ficaram impressionados com as modernas e avançadas instalações do Caps, que irá facilitar o atendimento para quem vive na Zona Norte. "Vai ser ótimo quando começar a funcionar. Tenho um tio que precisa desse tipo de serviço e era obrigado a ir para o bairro América se tratar. Agora terá atendimento de qualidade pertinho de casa e da família, dia e noite, e num lugar muito organizado. Sem falar que essa obra até valorizou nosso bairro e melhorou as ruas aqui do Pau Ferro", comemorou a diarista Adriana dos Santos, 33 anos e mãe de três filhos.

Presenças

Prestigiaram a inauguração o secretário de Estado do Meio Ambiente, Márcio Macedo; os secretários municipais Bosco Rolemberg (Governo), Jeferson Passos (Finanças), Valmor Barbosa (Obras e Urbanização), Antônio Samarone (Transporte e Trânsito), Fabiana Pinho (Chefia de Gabinete e interina da Administração) e Carlos Magno (Trabalho e Renda); além da psiquiatra Ana Salmeron; da coordenadora da Rede Municipal de Atenção Psicossocial, Simone Barbosa; do coordenador estadual da União por Moradia Popular, Alex Barreto; dos vereadores Sérgio Góes (presidente da Câmara), Emmanuel Nascimento (líder do Governo) e Valdir Santos; e dos líderes comunitários Cassimiro, Russo e Fábio Conceição.