Prefeito entrega hoje Ordem do Mérito Serigy e Medalha Ignácio Barbosa

Governo
30/05/2008 08h23

Hoje, sexta-feira, será um dia de homenagens. O prefeito Edvaldo Nogueira concederá a mais alta condecoração do município, a Medalha de Ordem do Mérito Serigy. Na ocasião, ele também vai homenagear artistas com a Medalha Cultural Ignácio Barbosa. Entre os homenageados estão servidores públicos, desembargadores, jornalistas, empresários, políticos, historiadores, estudantes e personalidades de vários campos de atuação. A cerimônia acontece às 17 horas, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, localizado na praça Fausto Cardoso, Centro.

De acordo com o decreto de 1973 que cria a Ordem do Mérito Serigy, o objetivo da comenda é agraciar pessoas que tenham prestado serviços de relevância ao município de Aracaju. A condecoração recebe o nome de um dos caciques sergipanos que se destacou pela resistência à conquista portuguesa. O cacique Serigy é considerado o guardião da soberania, da auto-estima, da liderança, da luta, da coragem e da servidão.

"A entrega destas medalhas é uma forma de estreitar os laços entre a Prefeitura e a sociedade, representada por alguns de seus membros mais merecedores", destaca Edvaldo Nogueira. Mais de 300 personalidades já foram homenageadas em 35 anos de história, como o ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, a folclorista Aglaé Fontes, os empresários Gentil Barbosa e Oviedo Teixeira, o sociólogo Gilberto Freyre, o desembargador Artêmio Barreto, a historiadora Maria Thétis Nunes, o padre Arnóbio e o médico Almir Santana.

Confira a lista de agraciados:

Luis Roberto Aragão Lobão - Jurinha Lobão (Post Mortem)
Luiz Roberto Dantas de Santana (gerente de Comunicação da Petrobras)
Gilvando Fontes Hora (Jornalista)
Dânia Soraia Matos de Araújo (Jornalista)
Marcos Antônio Araújo Cardoso (Jornalista)
Yolanda Oliveira Santos (Assistente Social da PMA - Semasc)
Maria Luiza de Jesus (Servente PMA)
Anízio Dário Andrade (Post Mortem)
José Alexandre Felizola Diniz (Professor Dr.)
Carlos Alberto Sobral Souza (Conselheiro do Tribunal de Contas)
Claudio Dinart Déda Chagas (Desembargador)
Eliane Aquino Custódio (Primeira-Dama do estado)
José Hamilton Maciel Silva (Médico)
Maria Aparecida Santos Gama da Silva (Desembargadora)
Zulmira Freire Rezende (Médica)
Belivaldo Chagas Silva (vice-governador)
Dilma Vana Rousseff (ministra da Casa Civil)
José Antônio Moura Bomfim (empresário)
Luciano Franco Barreto (empresário)
Lucivalda dos Santos (Professora)
Maria de Lourdes Cardoso Gouveia (Professora)
Saumíneo da Silva Nascimento (Economista)
Valdir de Freitas Dantas (Post Mortem)
Walter do Prado Franco Sobrinho (empresário)

Medalha Cultural Ignácio Barbosa

A comenda, criada em 1972, contém a esfinge de Ignácio Barbosa em umas das faces e na outra o dístico "Aracaju sabe e aplaude o seu trabalho". Sua concessão acontece anualmente por Ato Executivo Municipal, por conta da comemoração da fundação da cidade de Aracaju, para pessoas que tenham prestado relevantes serviços culturais à terra e ao povo da cidade.

Receberão à homenagem prestada no âmbito cultural a atriz Diane Veloso de Araújo; o escritor e secretário de Comunicação Social de Aracaju, Carlos Roberto da Silva (Cauê); o mestre Fernando Lins Carvalho; o jornalista e professor Gilberto Franscisco dos Santos; o maestro Joel Magalhães do Nascimento; o ator Lindolfo Alves do Amaral Filho; o artista plástico Luís Fernando Cajueiro dos Santos; além da Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes (Sociedade Semear).