PMA qualifica cidadãos em Curso de Doces e Salgados

Formação para o Trabalho
30/05/2008 10h41

Desenvolver atividade no setor de alimentação continua sendo uma boa opção para aqueles que desejam iniciar um pequeno negócio. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), vem qualificando cidadãos na área de culinária. A profissionalização tem possibilitado a geração de trabalho e renda, tanto no mercado formal quanto no informal. Assim, mais uma turma concluiu o Curso de Doces e Salgados, desta vez no Centro Social Reverendo Jonan Cruz (Censpi), localizado no bairro Santos Dumont.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar doces e salgados finos, o que representa uma fonte de renda, seja fornecendo o produto para lanchonetes e restaurantes; para festas e outras eventualidades ou revendendo-o na própria casa ou em outros locais.

"À primeira vista parece muito difícil, mas tudo é uma questão de dedicação e amor ao que está fazendo", explicou a instrutora do curso, Vânia Maria Lima, que ministra aulas para a fundação há vários anos.

Vânia é uma das instrutoras mais requisitadas e isso ocorre diante da didática que aplica em suas aulas, momentos de união, divisão e amizade. A comprovação desse apego junto aos seus alunos, foi a homenagem prestada a ela. Os alunos ofereceram a instrutora uma música intitulada ‘Amizade'. Além disso, foi oferecido um CD com fotos de toda a turma.

A aluna Daiana Messias Costa representou a turma, destacando que o curso foi bastante proveitoso e que, a partir daquele momento, todos tinham em mãos uma ferramenta poderosa para gerar a sua própria renda.

Parcerias

Para abranger um número maior de pessoas capacitadas, a Fundat mantém parcerias com associações de moradores e diversas outras entidades. Para tanto, são seguidos alguns critérios. Ao receber a solicitação, o presidente da Fundação, Carlos Magno Costa Garcia, visita a entidade. "Essa ação é para que a gente verifique se realmente existe seriedade no trabalho que é desenvolvido. Afinal, somos um órgão de credibilidade e temos que oferecer qualidade em todos os nossos cursos", afirmou Magno.

Em todos os cursos realizados pela Fundação, são ministradas aulas de relações interpessoais. É a oportunidade para que a turma se conheça melhor e aprenda a se soltar para um bom desempenho no momento de entrevistas para emprego e, conseqüentemente, a elevação da auto-estima para enfrentar o mercado de trabalho, alem do aprendizado para o convívio diário com outras pessoas.