Saúde Municipal alerta para os males causados pelo fumo

Saúde
29/05/2008 10h58
Início > Notícias > Saúde Municipal alerta para os males causados pelo fumo

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju alerta para os males causados pelo fumo. Desde o início da semana, gestores da Rede de Atenção Básica (Reab) distribuem entre todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) cartazes educativos anti-tabagismo.

"Como a rede tem um enorme alcance em todo o município de Aracaju, essa é uma forma de garantir que a população tenha acesso às informações educativas", é o que informa a coordenadora da quarta região da Reab, Laura Cardoso.

Além de programação própria, a exemplo da II Semana Anti-Tabagismo promovida pela USF Ávila Nabuco, a SMS também apóia o lançamento das novas imagens de advertência sanitária portadas nas carteiras de cigarros. As fotos, confeccionadas pelo Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), foram baseadas em estudos científicos que atestam o impacto delas na população.

"As imagens são mais impactantes e mostram o risco real ao que os fumantes ou quaisquer pessoas expostas á fumaça do fumo estão suscetíveis. Quem fuma, está consciente dos males", é a opinião da coordenadora da Reab, Francileide Lobo.

O fumo

Antigamente considerado como símbolo de glamour, sabe-se que o cigarro já é considerado um dos maiores inimigos da saúde pública. O fumo causa o câncer do pulmão. A doença pode ser fatal e afeta grande quantidade de pessoas no mundo todo.

Mas não apenas quem fuma corre riscos. Os chamados fumantes passivos também têm chances de adquirir complicações de saúde. Estima-se que cerca de 13 a 37% dos homens que morrem de câncer de pulmão não são fumantes. Nas mulheres, o indicador varia de 25% a 46%.

O tabaco contém mais de 4.500 complexos químicos, a exemplo do arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado. O monóxido de carbono - mesma substância que sai do espaçamento de automóveis - também está presente nos cigarros. Essa sustância substitui o oxigênio do nosso corpo e pode levar à intoxicação

O tratamento da nicotina é tão mais fácil quanto for a determinação da pessoa. Vale lembrar que o SUS oferece serviços de apoio para quem deseja largar o vício. A vida vale muito mais.