Força-tarefa da Prefeitura de Aracaju combate a dengue no Lamarão

Saúde
29/05/2008 11h27
Início > Notícias > Força-tarefa da Prefeitura de Aracaju combate a dengue no Lamarão

Trinta agentes começam a circular pelos quarteirões do bairro Lamarão. Com a bolsa, uma prancheta e um boné o agente já está vestido para o combate, entrando de casa em casa para vistoriar e orientar os moradores sobre a eliminação dos possíveis locais de reprodução do mosquito da dengue.

Esse já é o terceiro mutirão no bairro, e os agentes continuam com a mesma vontade de contribuir para redução dos casos da doença. O morador Luiz Gledson de Andrade é recém-chegado na localidade e conta que já é a segunda vez que recebe a visita. "Esse é um trabalho social que evita a dengue. Eu, por exemplo, sempre mantenho a minha lavanderia limpa", fala.

Na casa do senhor Roberto Campos Santos tudo estava como manda o figurino, reservatório de água lacrado e ausência de objetos que acumulam água. A conduta, conforme Roberto, é resultado do trabalho de conscientização realizado pela Prefeitura. "Nós atendemos a todas explicações passadas pelo agente", conta. Ele percebe que o trabalho contínuo vem contribuindo para redução dos casos de dengue.

"O trabalho é bom. Aqui em minha casa ninguém teve dengue", declarou a senhora Lúcia Palmeira. Ela informa que essas visitas são constantes em sua casa e sempre estão acompanhadas pela orientação. Na casa da senhora Adel Celita Alves, até as crianças sabem da importância da prevenção, ela própria ressalta que os cuidados devem ser preocupação de todos. "Se só eu limpar a minha casa não adianta. A vizinhança toda tem que se prevenir", destaca.

O supervisor Gilvan Dias vem acompanhando os mutirões em vários bairros, coordenando o trabalho de visitação. "Agora como os agentes já conhecem mais a comunidade, fica fácil detectar as casas que apresentam mais problemas em relação a presença de focos. Então o trabalho de orientação acerca da importância dos cuidados passa a ser mais insistente", conclui.